Você sabia que a estatística pode te ajudar no trabalho?

A estatística é a ciência que trabalha com dados. Confira 3 dias para aplicá-la no dia a dia de sua empresa.

Data: 13/10/2017

Você sabia que a estatística pode te ajudar no trabalho?
Atualmente vivemos no que chamamos de era da Big Data. Cada vez mais, empresas vem se esforçando em entender os dados de seus clientes de maneira a poder desempenhar melhor no seu trabalho. Pensando neste cenário, várias empresas, como é o caso da FM2S , uma consultoria e escola de Campinas SP, separou algumas dicas que podem nos ajudar a entender melhor os dados e atender melhor aos clientes. E todas elas têm a ver com estatística.

Dica número 1: analise seus dados ao longo do tempo, buscando uma tendência nos seus resultados. Suas vendas estão subindo ou descendo? Teve algum dia que você teve mais ou menos problemas de qualidade? Colocar os dados em um simples gráfico de tendência pode te ajudar a visualizar como você está indo ao longo de sua história. É uma maneira rápida e visual de ver anomalias nos seus processos e tentar corrigi-las.

Dica número 2: Entenda a frequência dos seus dados. Por frequência, queremos dizer, o que é normal para os meus dados. Entre quais valores ficam nossas vendas? Em média, quantos problemas de qualidade tempos por mês? Essas respostas podem te ajudar a entender melhor o seu desempenho, gerando previsibilidade. Um simples histograma pode te ajudar profundamente nessa tarefa.

Dica número 3: Saiba a hora de sofisticar suas análises. No mercado, existem diversos profissionais especializados em analisar dados de negócio com uma abordagem formal e prática. São os profissionais treinados no Seis Sigma , os famosos Green Belts e Black Belts. Eles certamente vão ajudar a sua empresa a alçar voos mais altos.

Aproveite para conhecer mais sobre estas ferramentas. Existem diversos cursos gratuitos no assunto, todos muito aplicados. A própria FM2S disponibiliza alguns em seu site.