Nova tecnologia permite exames de imagem com menor radiação e mais segurança para o paciente

São Paulo, SP 16/12/2019 – O DoseWatch é uma solução para reduzir a variação nas doses de radiação durante exames

Nos últimos 50 anos, as imagens médicas obtidas por raio-x, tomografia computadorizada, mamografia e cintilografia trouxeram tremendos avanços na área da saúde. Por meio delas, é possível descobrir doenças mais cedo, identificar problemas com maior precisão e fornecer melhores resultados. Um dado importante para a aquisição dessas imagens é sempre usar a quantidade adequada de radiação para não expor o paciente a riscos desnecessários.

De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, em grande quantidade ou muito repetida, a radiação pode causar danos aos tecidos e aumentar o risco de se desenvolver um câncer mais tarde. Neste sentido, novas descobertas e tecnologias ajudaram os médicos a reduzir o uso de radiação em até 75% em alguns exames.

Somando esforços, a GE Healthcare desenvolveu uma solução digital chamada DoseWatch que auxilia os profissionais da radiologia a coletar, monitorar e reportar, de forma automática, doses de radiação em exames de diagnóstico por imagem. “O DoseWatch já é usado por profissionais de saúde em vários países para manter o paciente seguro”, explica Rafael Palombini, líder da GE Healthcare no Brasil. “Além disso, nossa solução tem como objetivo reduzir a variação nas doses de radiação durante exames”.

Antes de solicitar um exame de imagem, os médicos geralmente se certificam de que o procedimento é absolutamente necessário, seguindo o princípio internacional chamado ALARA (As Low as Reasonably Achievable), que significa utilizar o mínimo de radiação possível ao ajustar a quantidade a qual o paciente será exposto. O cálculo é feito observando muitas variáveis como qual parte do corpo está sendo escaneada, o tipo de procedimento realizado e o tamanho e a idade do corpo de uma pessoa.

Para o executivo da GE Healthcare, o desafio da radiologia hoje é acompanhar o avanço das tecnologias, principalmente nas áreas de tomografia e ressonância magnética. “Há a necessidade de se aprofundar mais no advento da inteligência artificial, por exemplo, que pode ser um apoio para o radiologista fazer um diagnóstico cada vez mais preciso para o seu paciente, inclusive com adequação de dose”, concluiu Palombini.

Clique aqui e assista como a tecnologia da GE Healthcare funciona na prática para a otimização da radiação utilizada em exames de imagem. 

Website: https://www.gehealthcare.com/products/dose-management/dosewatch-explore

Web Site: