Novas formas de compra podem aquecer o comércio eletrônico

São Paulo – SP 12/2/2020 –

O e-commerce, venda de produtos ou serviços pela internet, vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. De acordo com a Associação Nacional de Comércio Eletrônico, em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro foi 18% maior do que no ano anterior. Foram movimentados R$ 81,3 bilhões com vendas pela internet no ano passado.

Para 2020, o mercado espera manter o bom desempenho e pretende focar em melhorar a experiência de compra do consumidor nas vendas online. Os gestores estão atentos às tendências de mercado e estão mais preocupados com o comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes.

Alguns comportamentos de compra são tendência no mercado de venda online para 2020. Para aumentar o faturamento e conseguir manter o bom crescimento neste ano, os empreendedores precisam acompanhar as novidades do mercado.

Principais tendências no e-commerce para 2020

Os consumidores estão mais exigentes no momento de realizar as buscas na internet pelos produtos que desejam consumir. Por isso, as pesquisas de texto não são mais tão atrativas hoje em dia. Em 2010, as pesquisas por fotos dos produtos ganharam força e devem se manter em alta neste ano. Os usuários estão à procura de facilidade e praticidade.

Os chatbots são destaque também. Essa tendência não é novidade. O atendimento online ao consumidor, feito através de robôs, é econômico e tende a funcionar de maneira satisfatória. Além disso, os chatbots são práticos e realizam a tarefa de atender ao público, solucionando as principais dúvidas e servido de suporte ao cliente.

Os consumidores que utilizam os serviços de robôs online conseguem solucionar suas principais dúvidas em cerca de dois minutos, o que é um tempo de atendimento considerado bom.

Outra tendência, para 2020, é a experiência de Omnichannel, que é a integração entre os canais de vendas de uma loja, com a finalidade de melhorar a experiência de compra. Cada vez mais clientes desejam receber informações unificadas entre os canais de contato com a loja, seja pela própria plataforma de e-commerce, seja por meio de aplicativos.

Atualmente, os consumidores escolhem por canais de compras diferentes, dependendo da comodidade e vantagem de cada um. Ainda são poucas as empresas que oferecem essa integração aos seus clientes.

O que já foi considerado um dos pontos fracos do e-commerce, atualmente é tendência para os próximos anos. Os clientes eram resistentes em realizar compras online devido à falta de contato com os produtos. Muitos tinham medo de se decepcionar. Com a realidade aumentada, o cliente consegue ter uma experiência entre o mundo real e virtual. Assim, o cliente se sente mais confiante em realizar a compra.

A última tendência, que vem com força em 2020, são os cupons de desconto. Não é novidade que as lojas virtuais investem em ferramentas e soluções para maior proximidade e atratividade de seus produtos para os consumidores. Sites disponibilizam cupons de desconto que, por sua vez, podem ser negociados de empresa para empresa, visando gerar o benefício (redução no valor do produto ou serviço no momento do fechamento da compra) ao comprador.

A tendência é conseguir entregar ao consumidor uma positiva experiência de compra que, além de ter descontos aplicáveis para o produto desejado, é possível usufruir de descontos para serviços, como pacotes de viagens ou hospedagem.

Oferecer ao consumidor inovações que vão facilitar a vida podem interferir no sucesso do comércio eletrônico. Um exemplo é o que vem sendo feito pela empresa Cupomzeiros, especializada em oferecer cupom de desconto direto de lojas parceiras, de forma gratuita para o consumidor aplicar em suas compras.

O Cupomzeiros é um site totalmente gratuito, criado para quem deseja economizar nas compras pela internet. O consumidor poderá encontrar uma infinidade de cupons de desconto, que pode gerar uma economia real ao efetuar suas compras.

Website: https://www.cupomzeiros.com/