Novembro Roxo alerta para o alto índice de nascimentos prematuros no Brasil

Brasília 28/11/2019 – “O cuidado humanizado, um ambiente adequado e a presença constante dos pais ajudam na recuperação do bebê prematuro e minimizam a tensão da família”

O Novembro Roxo, mês de conscientização para a prematuridade, chama atenção para o alto índice de nascimentos prematuros no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, por ano, cerca de 300 mil bebês nascem antes da hora. Processos assistenciais humanizados, como a inserção dos pais na rotina hospitalar, impacta positivamente na recuperação do recém-nascido.

A coordenadora da Neonatologia da Maternidade Brasília, Ana Amélia Moreira, conta que estudos científicos evidenciam que o cuidado humanizado contribui para a recuperação do bebê prematuro. “Um ambiente com menos ruídos, menos luminosidade, com presença constante dos pais e a participação deles nos cuidados ajudam na recuperação do bebê e minimizam a tensão da família. O metabolismo diminui, o bebê chora menos, há um melhor equilíbrio corporal, com maior ganho de peso e menor risco de complicações no sistema nervoso central. A imunidade melhora, o que diminui o número de infecções”, explica.

A especialista lembra que também é fundamental o suporte envolver cuidados interdisciplinares para que a saúde do bebê seja monitorada de forma global. “É importante que profissionais de várias áreas, como pediatria, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, infectologia, farmácia e fisioterapia, trabalhem juntos no tratamento”, aconselha.

As causas do nascimento precoce podem estar associadas tanto às condições da mãe quanto às do bebê. Mulheres que já passaram por parto prematuro, que estão grávidas de gêmeos ou múltiplos ou que tem histórico de problemas uterinos estão sujeitas a terem um parto prematuro.

Ausência do pré-natal, tabagismo, alcoolismo, drogas, estresse, infecções do trato urinário, sangramento vaginal, diabetes, obesidade, baixo peso, pressão alta ou pré-eclâmpsia, distúrbios de coagulação, algumas anomalias congênitas do bebê, gestações muito próximas (menos de 6 a 9 meses entre o nascimento anterior e a gestação seguinte), fertilização in vitro e gestação em idade menor que 17 anos e acima de 35 também são fatores que estão relacionados à prematuridade. Iniciar o pré-natal precocemente e de forma adequada facilita a detecção de problemas na mãe e no bebê e favorece uma assistência mais efetiva, o que pode diminuir as chances de um parto prematuro.

Maternidade Brasília
Criada em 2012, a Maternidade Brasília preza pela excelência da qualidade assistencial para mães e bebês, além de acreditar que o atendimento humanizado, que envolve família e acompanhantes, melhora a saúde e a qualidade de vida de todos os pacientes. Tem políticas de incentivo ao aleitamento materno, com um banco de leite certificado no padrão ouro da Rede Brasileira de Banco de Leite. É o primeiro hospital privado do DF que incentiva a ordenha do leite materno à beira leito e permite a presença da mãe ou do pai 24h na UTI Neonatal. Tem políticas e protocolos voltados à promoção do parto normal, com salas de parto exclusivas. Possui Pronto-Socorro com atendimento de Ginecologia e Obstetrícia e ainda consultórios com diferentes especialidades, com atendimento exclusivo para a saúde da mulher e da criança. Em 2019 foi a primeira maternidade em Brasília a receber a certificação Internacional Diamante Qmentum Global/ Metodologia Canadense.

A Maternidade Brasília faz parte da Rede Ímpar, formada pelo Hospital Brasília e mais quatro hospitais nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. No primeiro trimestre de 2019, uma nova unidade será inaugurada em Águas Claras.

Website: https://www.maternidadebrasilia.com.br/

Web Site: