Novos desafios exigem atualização contínua de professores

17/12/2019 –

Os professores exercem uma das carreiras mais importantes em uma sociedade, sendo responsáveis por transmitir diferentes conhecimentos às novas gerações. Sem eles, não existiriam os demais profissionais. É preciso, então, que eles estejam completamente atualizados em relação ao campo do ensino e pedagogia.

Além disso, o avanço das novas tecnologias fez com que novas demandas surgissem. Hoje, espera-se que o docente consiga trabalhar com diversas ferramentas e conceitos para potencializar o aprendizado. Para isso, torna-se cada vez mais essencial a necessidade desses profissionais realizarem cursos de especialização.

Infelizmente, ainda é algo incomum para a realidade brasileira. De acordo com o Observatório do PNE, idealizado pelo Movimento Todos pela Educação para acompanhar as metas propostas do Plano Nacional de Educação, apenas 36,2% dos professores de educação básica tinham Pós-graduação em 2017. Em 2024, o objetivo é que esse índice chegue a 50%.

“É importante ressaltar que o profissional da área da Educação deve estar em constante desenvolvimento profissional. Tanto para o aperfeiçoamento do ensino que ele oferece quanto para as oportunidades no mundo do trabalho”, explica Fátima Beatriz de Benedictis Delphino, coordenadora da Pós-graduação em Educação do UNISAL.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo possui uma área dedicada à Educação na Pós-graduação lato sensu. O objetivo é oferecer aos profissionais uma especialização específica que atenda as demandas cada vez maiores do mercado de trabalho, capacitando e atualizando os professores.

No total, são oito cursos disponíveis: “Docência no Ensino Superior”, “Inovação e Tecnologias Educacionais”, “Violência e Escola”, “Psicopedagogia”, “Neurociências, Educação e Práticas Pedagógicas”, “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, “Gestão Escolar na Educação 4.0” e “Educação Infantil”.

O diferencial é que o aluno pode conseguir dois certificados em apenas 18 meses graças à oferta da Matriz Y em algumas áreas. Isto é, há cursos em que os dois primeiros módulos são idênticos. Assim, ao concluir um deles em um ano, basta fazer mais um semestre para conseguir o segundo diploma em 18 meses.

“Dessa forma, as disciplinas comuns são ofertadas no início e as específicas no terceiro e último módulo, quando o aluno escolhe qual área deseja seguir. Em menos de dois anos, ele pode concluir duas pós-graduações”, explica a coordenadora.

Mais informações, com a identificação dos Campi que oferecem os cursos, estão no link da Pós-graduação do UNISAL: https://www.unisal.br/pos/educacao

Web Site: