Novos sintomas do Coronavírus podem ser facilmente confundidos com os da Dengue

7/4/2020 –

Recentes estudos apontam que erupções na pele, manifestações típicas em casos de Dengue tipo 2, podem aparecer em pacientes positivos para Covid-19

A publicação de um estudo realizado pelos médicos tailandeses Beuy Joob e Viroj Wiwanitkit, no Jornal da Academia Americana de Dermatologia JAAD, atestou que um paciente com coronavírus, entre 48 analisados, apresentou erupções na pele, vermelhidão e dores fortes no corpo, sintomas semelhantes aos da dengue, doença muito comum no Brasil. Esta evidência científica traz à tona importância de um diagnóstico correto em pacientes com Covid-19, já que, na sua grande maioria, os infectados não são testados, potencializando a disseminação da doença ao redor do mundo.

Diante da evolução da pandemia, a importância desta nova comprovação é relevante, já que muitos pacientes manifestam o coronavírus de forma leve, ou são assintomáticos, contaminando pessoas próximas. Uma lesão na pele passa a ser, também, um indicativo para que um caso seja considerado suspeito e seja testado. “A população deve saber que qualquer alteração na pele, como sensibilidade ou vermelhidão, pode ser um dos sintomas do novo coronavírus e deve procurar um médico para realizar exames. Para erradicarmos a doença é preciso seguir com o tratamento correto e isolamento do paciente”, explica a dermatologista Dr.ª Valéria Campos.

Segundo dados recentes das Secretarias Estaduais de saúde, até o meio-dia de hoje, dia 06/04, o Brasil contabiliza 12.056 casos confirmados e 553 mortes, sendo 304 no estado de São Paulo, epicentro da Pandemia. Os coronavírus humanos foram descobertos pela primeira vez no final da década de 1960, porém, desde 2003, o vírus vem causando diversas epidemias importantes, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS), síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e doença do vírus da corona de 2019, que começou na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, em dezembro do ano passado, resultando nessa pandemia mundial.

Outro grave problema de saúde pública no Brasil, é a Dengue que registra a cada ano um amento de cerca de 488% no número de casos. De acordo com os levantamentos divulgados em fevereiro pelo Ministério da Saúde, 1.544.987 casos suspeitos foram registrados. “Precisamos estar atentos em relação ao sintomas e preparados para realizar os testes necessários a fim de conter o avanço do coronavírus e outras doenças”, finaliza a médica.

Prevenção ao Coronavírus

As formas de transmissão do coronavírus ainda estão sendo apuradas, mas a contaminação se dá por meio de gotículas respiratórias, contato direto ou com secreções como saliva, espirro, tosse, aperto de mão, ou pelo contato com objetos e superfícies contaminadas com a boca, nariz ou olhos.

A melhor maneira de se prevenir é lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão. Na ausência de sabonete, é necessário usar desinfetante à base de álcool a 70%. Além de evitar contato com pessoas doentes e ficar em casa, seguindo as determinações de isolamento social que foram impostas.

Website: https://clinicavaleriacampos.com.br/

Web Site: