Número de idosos deve aumentar e alerta para quedas se torna mais importante

São Paulo 16/3/2020 –

A população brasileira de idosos deve aumentar nos próximos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2030, a população de idosos no Brasil deverá ser maior do que o número de crianças. Os dados atuais apontam que o número de idosos representa 14,03% da população, o equivalente a 29,3 milhões de pessoas.

A pirâmide etária brasileira, ou seja, composta por jovens e por idosos no topo, vem se modificando ao longo dos anos e, atualmente, já ocorre um momento de inversão da pirâmide etária e mudança no perfil da população brasileira. Neste momento, estamos em um período de transição.

Para se ter uma ideia, no ano de 1980, o Brasil era considerado um país jovem. Atualmente, essa realidade tem mudado, e a classificação brasileira é de um país em transição. A tendência é que o Brasil se torne um país de idosos até o ano de 2050.

Isso significa que a taxa de natalidade está reduzindo, e a expectativa de vida aumentando devido ao avanço da medicina. Com os avanços na ciência e da tecnologia, é possível entender melhor como o organismo humano funciona. Assim, é mais fácil prevenir e tratar uma série de doenças, o que antes era impossível. Claro que o importante mesmo é viver bem e com qualidade, por isso, a medicina, atualmente, se preocupa mais com a saúde e o bem-estar da população idosa.

O número de quedas entre idosos é uma preocupação

Com o aumento da população idosa, os riscos de queda também são maiores. De acordo com uma doutora geriatra do Hospital Sírio-Libanês, cerca de 30% das pessoas com idade acima dos 65 anos sofrem quedas pelo menos uma vez por ano. Essa porcentagem aumenta depois dos 80 anos, podendo chegar a 50%.

Alguns fatores relacionados ao avanço da idade podem causar queda na terceira idade, como diminuição da visão, perda da força muscular e alterações no equilíbrio. Idosos que já sofreram queda ou que estão mais propensos a isso, devem procurar um médico geriatra.

O profissional é o mais indicado para avaliar as condições de cada paciente e, assim, poder analisar se é necessário receitar medicações ou se precisa recomendar exercícios físicos para fortalecimento muscular.

Idosos que sofreram algum tipo de queda podem desenvolver problemas não só físicos, mas psicológicos também. Por isso, é preciso trabalhar com prevenções para que as quedas e suas consequências não se desenvolvam.

A fisioterapia é fundamental para prevenção e tratamento de quedas entre idosos. Quando o idoso realiza algum tipo de exercício, está fortalecendo sua musculatura, suas articulações e melhorando seu equilíbrio. A fisioterapia, portanto, é uma grande aliada para garantir a saúde e o bem-estar dos idosos.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em tratamento e reabilitação de idosos. A empresa possui uma equipe de profissionais altamente qualificados em diferentes especialidades. Para prevenir ou tratar quedas em idosos, a SM Care tem a missão de recuperar pacientes por meio de exercícios elaborados e personalizados.

Website: http://smcare.com.br/

Web Site: