Número de investidores em Fundos Imobiliários mais que dobrou desde 2018

São Paulo, SP 18/12/2019 –

Na última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em setembro, o número de investidores em Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) no Brasil estava acima da casa de 1 milhão e 300 mil pessoas.

Maior número de cotistas da história dos FIIs no país e que representa um dado superior ao dobro do mesmo apresentado em 2018, quando neste mesmo período do ano o número de investidores nesta categoria era de cerca de 400 mil pessoas.

Além disto, a captação líquida cresceu mais de 40% no período, chegando a R$15,3 bilhões de janeiro até agosto de 2019 (ultrapassando o COE), vale levar em consideração que hoje existem 390 fundos de investimentos imobiliários diferentes no mercado financeiro nacional.

Alguns motivos explicam o crescimento dos FIIs nos últimos tempos. Entre eles está o fato de que fundos de Investimentos imobiliários possuem uma volatilidade menor do que ações, fazendo com que este tipo de negociação oscile menos e passe maior segurança para os investidores, principalmente para os que estão iniciando sua trajetória no mercado financeiro.

Outro motivo que faz muitos investidores buscarem os FIIs é o fato de que mesmo sendo um investimento de renda variável, os proventos são mensais, fazendo com que o investidor deste tipo de negócio tenha um acréscimo em seu fluxo de caixa pessoal, fator que atrai muitas pessoas para o mercado financeiro. Além disso, os ativos são negociados com muita facilidade no home broker e registrados na CETIP.

Aliado a isto está o contexto em que os juros estão em seu menor valor histórico. Segundo o relatório Focus do dia 4 de novembro, a previsão é que a Selic acabe o ano em 4,5%.

Isto faz com que investimentos em renda fixa estejam em baixa no ano de 2019, principalmente porque o retorno é quase nulo, ainda que seja uma negociação com menor volatilidade.Outro investimento que diminuiu foi o de previdência privada.

Porém, especialistas indicam que, assim como em outros investimentos, o investidor tem que estudar e criar uma estratégia antes de colocar dinheiro em Fundos Imobiliários.

Entre os principais motivos para isto está o fato que dentro dos FIIs existem diversos tipos de investimentos. Um exemplo são as distinções do GGRC11, BRCR11 e BCFF11, três dos fundos imobiliários mais populares do mercado financeiro nacional.

Enquanto o BCFF11 atua em diversos setores da construção civil negociados na bolsa de valores, como hospitais, agências bancárias, galpões, shoppings, flats, entre outras frentes. O BCFF11 conta ao todo com uma lista diversificada com cerca de 30 ativos. 

Já os outros dois atuam em campos específicos. O seguimento do BRCR11 é em relação à construção corporativa negociadas na bolsa de valores, com foco em lajes comerciais, enquanto o GGRC11 tem foco em galpões logísticos e industriais listados na B3.

Além desses três FIIs, há um gama de fundos imobiliários possíveis de se investir e que preenchem diversas características.

Para selecionar e comparar os FIIs, diversos investidores utilizam ferramentas de comparação. Casos de fiis.com.br e fundsexplorer. Duas ferramentas que tem seu campo de atuação voltado para analisar, destrinchar e comparar os diversos fundos de investimentos imobiliários listados na bolsa de valor brasileira. 

 

Website: https://www.sunoresearch.com.br/

Web Site: