Números extraordinários marcam encerramento do concurso da iStockphoto

São Paulo, SP 18/5/2013 – “Pela quantidade e qualidade de imagens recebidas é um dos concursos mais bem sucedidos no Brasil”, disse Ana Cenamo, Country Manager da iStockphoto. “Estamos ansiosos agora para ver a seleção dos jurados”, acrescentou.

A iStockphoto anunciou hoje o recebimento de mais de 30 mil fotos em seu concurso “Fotografe o Brasil”, promoção feita em parceria com a Canon do Brasil. A iStockphoto, subsidiária da Getty Images e fonte na web para arquivos de fotos, ilustrações, áudio e Flash® com licença royalty-free, recebeu um total de 30.234 fotos em seu concurso encerrado em 1º de maio. Os vencedores serão anunciados no dia 31 de maio.

“Pela quantidade e qualidade de imagens recebidas é um dos concursos mais bem sucedidos no Brasil”, disse Ana Cenamo, Country Manager da iStockphoto. “Estamos ansiosos agora para ver a seleção dos jurados”, acrescentou.

Das 6.539 pessoas que se inscreveram no site do concurso, diz ela, 98% foram brasileiros de todas as regiões, e 4.287 enviaram fotos. Em média, cada um enviou sete imagens. Entre os inscritos, 162 já eram colaboradores da iStockphoto e 167 da Getty Images. Dos restantes, 3.421 declararam que têm interesse em se tornar colaboradores.

De 1º de março a 1º de maio, período de recebimento de imagens dos concorrentes, o site do concurso (www.fotografeobrasil.com.br) recebeu 180.000 visitantes, que abriram um total de 900.000 páginas. Das imagens inscritas, 1.010 foram compartilhadas em redes sociais.

As imagens enviadas ao concurso serão julgadas por um grupo de especialistas, com base em qualidade, criatividade, mérito artístico e representação do Brasil na foto. O Diretor de Conteúdo Criativo da iStockphoto, Brad Ralph, selecionará o vencedor da categoria “Escolha do Diretor”. A classificação será anunciada no dia 31 de maio. A cerimônia de premiação e uma exposição acontecem no dia 11 de junho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Posteriormente, a exposição estará em exibição no mês de agosto no Senac SP.

Este é o corpo de jurados do concurso:

Cristiano Burmester: fotógrafo profissional desde 1993, Cristiano leciona fotografia nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design da PUC e do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo. Além disso tudo, preside a Abrafoto.
Javier Talavera: diretor de arte, é head de Arte da Taterka, depois de passagens por grandes agências como DPZ, Ogilvy, Leo Burnett e W/Brasil.
Augusto Yamamoto: formado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analista de treinamento e desenvolvimento da Canon e responsável pelo projeto Canon College.
Fabianne Ykemoto: analista de produto de câmeras profissionais da Canon do Brasil.
Babi Lemos: estudou História e Comunicação Social, mas a paixão pelas fotos a fez mergulhar em uma média de 18 cursos de fotografia por ano. Faz parte da Gang Family, rede de fotógrafos que tem 1 milhão de pessoas e seguidores no Instagram.
Marcello Queiroz: jornalista, diretor de redação do jornal Propmark e do site propmark.com.br. Marcello acumula uma experiência de mais de 20 anos em mídia, publicidade e relações de consumo.
Nelson Urssi: designer, diretor de arte e arquiteto, coordenador do bacharelado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Senac, em São Paulo, professor nas pós-graduações do Senac e da FAAP.
Sergio Branco: jornalista, dirige as revistas Fotografe Melhor, Film Maker, Fotografe Técnica&Prática e Viaje Mais, da Editora Europa.
Beth Watchtel: editora de conteúdo da Getty Images, auxiliando fotógrafos e cineastas do mundo todo no desenvolvimento de conteúdos, foi a curadora do Arizona-Sonora Desert Museum e co-proprietária da Bero Photography Gallery.
André Sturm: diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, além de distribuidor, cineasta e produtor de cinema. André é o criador da Pandora Filmes, distribuidora de destaque na área de filmes independentes.

Os prêmios para o concurso “Fotografe o Brasil” são os seguintes:

1º – Viagem para Nova Iorque, com visita e orientação de portfólio com um diretor de conteúdos da Getty Images; câmera Canon EOS 5D MarkIII com objetiva EF 24-105 IS; flash Canon Speedlite 600Ex; mochila Canon DeLuxe 200EG; um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil; participação nas exposições de vencedores que ocorrerão no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no evento PhotoImageBrazil e no Senac; oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto.
2º – Câmera Canon EOS 7D com objetiva EF 24-105 F4 LIS USM; um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil e participação nas exposições de vencedores que ocorrerão no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no evento PhotoImageBrazil e no Senac; oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto.
3º – Câmera EOS Rebel T4i com objetiva 18-135 IS STM; um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil e participação nas exposições de vencedores que ocorrerão no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no evento PhotoImageBrazil e no Senac; oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto.
4º ao 10º – Mochila Canon DeLuxe 200EG; participação nas exposições de vencedores que ocorrerão no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no evento PhotoImageBrazil e no Senac; oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto.

Vencedor da categoria “Escolha do Diretor” – Câmera Canon EOS 7D com objetiva 18-135 IS; oportunidade de se tornar colaborador da iStockphoto.

Web Site: