Nutricionista lança desafio com dicas de hábitos essenciais para fortalecer a imunidade

Brasilia, DF 16/6/2020 – Nosso corpo tem um exército eficaz para nos proteger contra invasores, e podemos fazer muito para fortalecer a nossa imunidade.

O Desafio da Imunidade Blindada tem o objetivo de ensinar durante um programa de 10 dias novos hábitos que fortalecem a imunidade, auxiliando os participantes a serem mais protegido contra doenças infecciosas. O evento será online e totalmente gratuito.

Estudos mostram que o coronavírus COVID-19 está atacando os linfócitos T do sistema imunológico (1). Uma inabilidade do sistema imunológico de controlar o vírus adequadamente pode resultar em uma tempestade de citocinas em pacientes graves (2). Esses estudos preliminares mostram a relação entre imunidade e a doença.

A imunidade tem um papel fundamental na proteção de todas as doenças infecciosas como, por exemplo, gripe ou pneumonia. “Nosso corpo tem um exército eficaz para nos proteger contra invasores, e podemos fazer muito para fortalecer a nossa imunidade”, afirma o nutricionista Ricardo Vargas. Porém, não é suficiente somente tomar uma cápsula de vitamina C. É necessário investir em mudanças drásticas nos hábitos diários para deixar a imunidade protegida. Alimentação correta, exercício (3), controle emocional, o consumo de água (4) e um sono reparador (5) são somente alguns hábitos importantes que podem deixar a imunidade funcionando com alta performance, dando mais proteção contra doenças infecciosas.

O Nutricionista Ricardo Vargas vai dar cada dia do desafio dicas importantes sobre quais são os hábitos essenciais para o fortalecimento da imunidade. Depois o desafio inclui tarefas para colocar esses hábitos em prática. Uma coleção de receitas diárias vai incluir os alimentos essenciais para a imunidade dentro do cardápio dos participantes. Para completar, a palestrante Maiza Ribeiro preparou para cada dia uma reflexão para entender os mudanças da sociedade durante a pandemia.

O desafio vai acontecer de 21 de Junho a 1 de Julho e será totalmente gratuito. Depois do lançamento inicial terá novas turmas semanalmente até o final da pandemia.

As inscrições para o desafio estão disponíveis no website:
www.saudeplena.org/desafio-imunidade/

Referências:
1: Xinling Wang et al. SARS-CoV-2 infects T lymphocytes through its spike protein-mediated membrane fusion. https://doi.org/10.1038/s41423-020-0424-9

2: Ahmadpoor Pedram, Rostaing Lionel. Why the immune system fails to mount an adaptive immune response to a COVID‐19 infection. https://doi.org/10.1111/tri.13611

3: Campbell JP, Turner JE. Debunking the Myth of Exercise-Induced Immune Suppression: Redefining the Impact of Exercise on Immunological Health Across the Lifespan. Front Immunol. 2018 Apr 16;9:648.

4: Fortes MB et al. Dehydration decreases saliva antimicrobial proteins important for mucosal immunity. https://doi.org/10.1139/h2012-054

5: Besedovsky Luciana, Lange Tanja, Born Jan. Sleep and immune function. Pflugers Arch – Eur J Physiol (2012) 463:121-137

Website: https://www.saudeplena.org/desafio-imunidade/