O ambiente de trabalho e os resultados da empresa

11/2/2020 –

Como a produtividade dos funcionários pode ser impactada pelo espaço em que eles estão?

As empresas buscam constantemente métodos e treinamentos para aumentar a produtividade dos funcionários. Alguns aspectos importantes para a performance individual, porém, muitas vezes, são negligenciados ou encarados como poucos relevantes. O ambiente de trabalho é um deles. Não é novidade que o funcionário vai render melhor se tiver à disposição condições favoráveis à prática do trabalho.

A Sodexo destaca o ambiente físico como um dos 6 pilares para a promoção da qualidade de vida dos colaboradores. Nunca é demais lembrar que o funcionário passa cerca de 1/3 do dia na empresa. Pode-se dizer, sem exagero, que ali é sua segunda casa e, como tal, deve ser um espaço de harmonia, agradável e que inspire ideias. Cabe às empresas, portanto, adequarem todos os elementos em um busca dessas condições.

Há uma receita precisa para isso? Que aspectos devem ser considerados na montagem de um ambiente saudável e que estimule a produtividade?

Como montar um bom ambiente de trabalho

Um espaço limpo e organizado, climatizado e com segurança é o mínimo necessário para receber os colaboradores. A partir daí, aparecem outros itens importantes que podem fazer a diferença: mobiliário adequado às funções desempenhadas, iluminação correta e até a decoração. Tudo isso pode impulsionar a criatividade e melhorar a produtividade dos funcionários.

A montagem de um bom ambiente, entretanto, não passa apenas pela organização física do local. O cuidado para que as equipes trabalhem em harmonia e em situações saudáveis e o respeito entre os funcionários devem figurar entre as principais preocupações dos gestores. Isso pode ser estimulado com dinâmicas para integração, como reuniões e palestras, ou mesmo eventos mais descontraídos como happy hours ou festas da empresa.

Perfil dos funcionários

Se não há um modelo único de ambiente de trabalho, o mesmo acontece com o perfil dos funcionários. Alguns rendem melhor pela manhã, enquanto outros parecem ter mais facilidade para o trabalho na parte da tarde e após o almoço.

Trabalhar a flexibilidade de horários na equipe pode ter bons resultados se a empresa conseguir monitorar e atuar sobre essa escala. Isso não tem relação com as instalações físicas, mas impacta fortemente o clima dos ambientes organizacionais.

Todos estes cuidados têm atuação direta na produtividade dos funcionários e também reflexos externos que beneficiarão outras pessoas e até a sociedade.

Uma equipe de limpeza cuidadosa, que zele pelo espaço e receba boas condições no ambiente de trabalho pode diminuir o número de infecções em um hospital, por exemplo.

Um espaço físico legal e a boa gestão das pessoas envolvidas no ambiente de trabalho podem ainda ganhar mais combustível para aumento de rendimento.

Oferecer pacotes de benefícios que estejam de acordo com o perfil dos funcionários melhora a qualidade de vida e ajuda na retenção de talentos.

A Sodexo oferece uma linha completa de benefícios, de cartão alimentação e cartão refeição a incentivos e prêmios por reconhecimento, que podem auxiliar as empresas na construção de melhores ambientes de trabalho.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br

Web Site: