O aperfeiçoamento de habilidades pode ser a melhor estratégia para a retomada do país

São Paulo 26/8/2020 –

Tendo em vista o cenário de pandemia pelo qual o país está passando, é fundamental que os profissionais tenham bastante atenção e procurem adaptar-se às mudanças do mundo, sempre levando em consideração cada um dos setores de atuação.

Nesse sentido, no âmbito da Administração Pública, profissionais precisam buscar qualificação e formação de gestores públicos em módulos EaD como forma de estarem prontos para a retomada do país.

Pandemia aumentou demandas por cursos EaD

A pandemia de covid-19 causou uma verdadeira transformação mundial, e o setor de educação foi diretamente atingido pelo distanciamento social. A ruptura do modelo de aulas presenciais, neste momento, levou ao aumento considerável das buscas por cursos EaD.

Com isso, instituições que oferecem tal modalidade de ensino ganharam destaque. De acordo com a instituição Catho Educação, houve aumento de 70% nas matrículas em cursos EaD entre 21 de março e 6 de abril de 2020, enquanto o interesse por conteúdos online cresceu 45%.

EaD já vinha crescendo antes da pandemia e pode ser opção de ensino para pessoas de baixa renda

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020 revelou dados indicando que, entre 2009 e 2018, as matrículas realizadas em cursos EaD tiveram crescimento de 145%, o que demonstra o quanto a modalidade já se desenvolvia positivamente e de forma contínua mesmo antes da pandemia.

Além disso, de acordo com o levantamento, a maioria das matrículas foi feita em IES (Instituições de Ensino Superior), e, por essas instituições terem mensalidades mais baratas, devido aos menores custos para produzir conteúdo virtual, pessoas com renda mais baixa puderam ter acesso ao ensino superior.

Ao mesmo tempo em que pessoas podem ingressar e concluir cursos de ensino superior, quem já tem formação e deseja obter qualificação, seja para se recolocar no mercado de trabalho, seja para aumentar as habilidades e desenvolver um trabalho melhor, como crescer na carreira, encontra nos cursos EaD a melhor alternativa para aperfeiçoamento, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e evolução contínua.

Formação de gestores públicos pode ocorrer de forma remota

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Economia, logo no começo da pandemia, quase 79 mil funcionários públicos passaram a trabalhar em sistema home office. Nesse contexto, os servidores podem aproveitar o tempo em casa para buscar qualificação, estando preparados para o momento em que o país retomar as atividades presenciais.

O conhecimento poderá ser peça-chave para que as engrenagens do país voltem ao ritmo normal e, com isso, abre-se espaço para a busca de aperfeiçoamento no ambiente da Administração Pública. Nesse contexto, os servidores podem aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos com auxílio do IBEGESP.

Instituto IBEGESP disponibiliza cursos EaD para formação de gestores públicos

Durante a pandemia, servidores podem optar por cursos EaD para formação de gestores públicos , aproveitando o tempo em casa para investir na aquisição de novos conhecimentos e, assim, colaborar para a evolução da própria carreira.

O IBEGESP conhece as demandas que envolvem a Administração Pública e conta com cursos remotos para suprir a necessidade de qualificação dos gestores.

Alguns dos cursos são 100% online e podem ser feitos de qualquer parte do Brasil. Os principais nichos focados na formação dos gestores públicos são:

Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar – Online/ao vivo;

Compras Públicas : Planejamento e Procedimentos – EAD;

O Controle Interno nos Órgãos Públicos : Aspectos Jurídicos e Boas Práticas – EAD;

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – EAD;

Lei 13.460 – Elaboração de Cartas de Serviços ao Usuário – EAD.

Ao navegar pelo site, é possível acessar esses e outros materiais desenvolvidos pelos especialistas do IBEGESP.

Website: https://www.ibegesp.org.br

Web Site: