O cenário de fusões e aquisições no Brasil

Porto Alegre, RS 7/2/2020 – No cenário nacional, o especialista em M&A tende a ser muito valorizado, ainda mais em um cenário de constantes incertezas.

O Brasil viveu uma crise econômica e política nos últimos anos, tendo como resultado um cenário de preocupação e incertezas. Em ambientes de crise, saber posicionar-se no mercado não só é necessário, como também vital, podendo determinar o prosseguimento ou fim de algum investimento. Sendo assim, investidores que pretendem entrar em determinada área só o farão mediante um cuidadoso planejamento em que fiquem claras as certezas e, principalmente, os riscos dos investimentos.

Comparando, é possível perceber uma lenta e gradual melhora no ambiente de negócios do país. Tomado como exemplo, o nível de confiança dos empresários do setor da indústria é o melhor desde 2010, segundo afirma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).  Em sentido oposto, foi notada uma onda de pessimismo no meio dos CEOs de mais de 80 países, como foi auferido em pesquisa da consultoria Pricewaterhouse Coopers (PwC). Ainda, de acordo com Howard Marks, fundador da gestora de investimentos Oaktree, em entrevista ao Valor, “o mercado está mais arriscado hoje do que há três, cinco, sete anos”

Nesse sentido, é natural que haja por parte das empresas maior cautela quando do planejamento de suas operações de expansão ou retração de atividades, compras ou vendas de ativos e outras ações que envolvem investimento ou venda de ativos. É justamente nesse tipo de situação que entram os especialistas de M&A, sigla em inglês para os procedimentos de fusões e aquisições (merger and acquisitions). Muitas vezes conhecidos como advisor (assessor), esse profissional atuará na análise de cada situação e ajudará na busca do “match”, do encontro entre os dois polos interessados na compra ou venda de ativos.

Esse profissional atua como um elemento essencial para o bom funcionamento das operações. Se não bem avaliada sob o ponto de vista estratégico, a compra de uma empresa, ou mesmo parte dela, pode botar a perder um recurso obtido a duras penas. Da mesma forma, ter um ativo qualificado não dá a certeza de uma boa venda, pois é necessário saber posicionar-se e, principalmente, encontrar um investidor disposto àquele tipo de negócio. Os especialistas em M&A fazem justamente esse encontro, de forma a garantir a maior segurança possível, analisando os cenários, trabalhando com responsabilidade, medindo riscos e apresentando soluções. No cenário nacional, o especialista em M&A tende a ser muito valorizado, ainda mais em um cenário de constantes incertezas – é o que afirma recente pesquisa da consultoria Michael Page, em que se aferiu o aumento na procura por esse tipo de profissional no mercado brasileiro.

Dada a importância desse tipo de operação dentro do funcionamento geral da economia, também é comum encontrar parceiros especializados em auxiliar esse tipo de profissional, tanto na parte estratégica e operacional, quanto burocrática. Um deles é o Grupo Studio, que atua há mais de 20 anos no mercado empresarial,estando presente na área de fusões e aquisições por meio da Studio Brokers. Analisando sistematicamente, o método da Studio Brokers consiste em três etapas: planejamento, negociação e finalização. Com esse procedimento, muitos riscos podem ser minimizados, e até eliminados, garantindo a maior eficiência e agilidade possível. O agente que optar pelo auxílio da Studio Brokers contará com uma metodologia de permite aperfeiçoamento no mercado, com resultados positivos que comprovam sua eficácia.

Website: http://bit.ly/studio-brokers

Web Site: