O coaching é um dos caminhos para quem busca obter mudanças no trabalho e na vida pessoal

São Paulo 18/12/2020 – Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias

Este artigo busca esclarecer pontos sobre esta profissão que ajuda pessoas em diversas áreas de atuação

O Coaching é um conjunto de técnicas que busca melhorar a performance indivíduos ou grupos em aspectos diversos. Este artigo busca levantar questões que possam somar informações na hora de optar por este tipo de solução estratégica.

“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee)”, explicam Villela Da Matta e Flora Victoria.

Esta metodologia se instalou no Brasil em 1999, portanto, uma nova profissão que serve para desenvolver o potencial das pessoas e construir uma capacidade que os leve a mudanças positivas e frequentes e a um acelerado aumento de resultados.

Uma forma de assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem aumento de performance, para resultados superiores e positivos. Por este processo, é possível entender como acontecem os pensamentos, sentimentos e ações. A metodologia parte da premissa que entender esta dinâmica do dia-a-dia é o ponto de partida para elevar a performance de um indivíduo ou empresa, de forma acelerada e saudável.

No mercado existem outras práticas que, constantemente, são comparadas com o processo de coaching, porém cada uma atua com propósitos diferentes. Existem os treinamentos de performance, por exemplo, que também utilizam técnica e metodologia próprias.

Coaching não é terapia, ambos visam ao desenvolvimento humano, inclusive, muitos psicólogos e terapeutas buscam a formação em coaching para ampliar seu repertório de ferramentas e de abordagens.

As diferenças começam pela aplicação, a psicoterapia só pode ser exercida por profissionais formados por faculdades de psicologia, porém um dos aspectos em que mais diferem é como cada processo ocorre. Enquanto a psicoterapia considera toda a complexidade da vida do indivíduo e se propõe a tratar e a curar por meio de práticas psicológicas, o coaching é totalmente orientado à ação, à aplicação imediata, com foco no aumento de performance na vida e na carreira por meio das ferramentas de coaching.

O coaching não é aconselhamento, mentoria ou consultoria, pois o coach não é orientado a dar recomendações ou conselhos e apontar soluções. Um mentor ou consultor atua em uma relação semelhante à de mestre e discípulo e se vale de sua experiência e/ou de um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar, aconselhar, treinar e tratar.

O profissional desenvolve um processo embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o cliente a encontrar e a implementar suas próprias soluções. O coaching não é autoajuda, pois este conceito não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.

A comparação ou confusão acontece por conta de, no coaching, serem utilizados com frequência alguns conceitos, como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso e esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda.

O que ocorre é que na autoajuda, os autores desenvolvem suas próprias fórmulas por meio das quais os indivíduos poderão atingir determinados fins, como enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz etc., por outro lado, o coaching é embasado em método consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.

O coaching não utiliza fórmulas, apenas metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas. Possui um corpo de conhecimento multidisciplinar que reúne conceitos de ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como ciências organizacionais e liderança. Incorpora também em suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da psicologia cognitiva, comportamental, social, humanista, entre outras, que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.

A metodologia vem sendo estudada por organizações e cientistas desde 1930 e tomou a forma que se conhece hoje através de Timothy Gallwey, especificamente pelo best-seller The Inner Game, isto levou milhares de pessoas que experimentaram estes benefícios, em especial nos últimos 20 anos – período em que está presente no Brasil -, e então buscassem seguir carreira e se profissionalizar como coach.

Estes serviços vêm sendo adquiridos por empresários, colaboradores de uma empresa ou mesmo por indivíduos que buscam melhorar aspectos diversos da vida. Os departamentos de RH também são contumazes contratantes do serviço.

O coach não promete resultados milagrosos, o papel deste profissional é desafiar o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial – e, ao fazer isso, os resultados esperados poderão ser alcançados ou mesmo superados.

Consultada, Érica Borgonovi, master coach de executivos e empresas e franqueada SBCoaching, cmpleta a análise.

Segundo Érica, “na entrega da solução, deve haver parceria entre o profissional e o cliente, com foco e trabalho contínuo do coach no aperfeiçoamento de habilidades, melhorias no bem-estar e na saúde, crescimento, tanto profissional como pessoal, e aprimoramento em direção a uma vida mais satisfatória e feliz, ou seja, em direção aos objetivos definidos.”

Érica conclui que “o coaching serve, simplesmente, para qualquer pessoa que queria aumentar seus resultados. Tanto quantitativos quanto qualitativos em aumento de performance, melhoria contínua, uso de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras, gestão e gerenciamento de pessoas etc.”

No mundo corporativo os resultados são ainda maiores, milhares de empresas no Brasil têm utilizado deste recurso, pois muitos profissionais podem possuir o conhecimento necessário para conquistar sucesso profissional na área em que atuam, mas não possuir a atitude necessária para transformar esse conhecimento em produtividade. O coach entra justamente nesta parceria, para que o profissional “faça o que deve ser feito, da maneira mais assertiva possível”.

Website: http://ericaborgonovi.com.br

Web Site: