O Dois de Julho agora é data comemorativa nacional

9/5/2013 – uma data histórica e reafirmadora da independência da Bahia e do Brasil

O Plenário do Senado aprovou de forma definitiva, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei da Câmara (PLC 61/2008), de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que institui o dia 2 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais.

Para a deputada Alice Portugal, autora da proposição, após anos de espera o Senado aprova e reconhece o 2 de julho como “uma data histórica e reafirmadora da independência da Bahia e do Brasil”.

“É a data da libertação da Bahia e, em definitivo do Brasil. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”, ressalta Alice.

O Dois de Julho, apesar de pouco conhecido nacionalmente, é na verdade uma data de grande valor histórico e também de definição dos conflitos entre Brasil e Portugal para o alcance da independência. Alice destaca que o projeto não prevê a criação de mais um feriado, mas faz o reconhecimento histórico, justo e necessário “para uma data tão comemorada pelo povo baiano, ocasião em que se reverenciam os heróis da luta pela independência da Bahia e pela completa libertação do Brasil do domínio português”.

Neste sentido, Alice cita o historiador baiano Luis Henrique Dias Tavares, doutor em História do Brasil e Professor Emérito da UFBa, que em mais de 50 anos de pesquisas aponta que “os verdadeiros heróis da independência são os diversos segmentos populares, entre eles, os lavradores, os ex-escravos que pegaram em armas e também os índios que contribuíram logisticamente consolidando a independência do Brasil em definitivo”.

A deputada afirma que além desses brasileiros anônimos as lideranças do movimento “merecem ter seus nomes inscritos ao lado de outros bravos que são homenageados em todo o país”, citando os nomes de Luiz Lopes, João das Botas, Joana Angélica e Maria Quitéria de Jesus.

Durante a sessão a deputada Alice Portugal foi felicitada, em nome de todos os baianos, nos discursos dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE); da baiana Lídice da Mata (PSB-BA); Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e do senador paulista Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Alice Portugal considera que a aprovação desse projeto de lei, pelo Senado, certamente contribuirá para ampliar o debate em torno do reconhecimento de outros “símbolos e patrimônios nacionais presentes na memória e na vida do povo baiano”, como por exemplo, a transformação da Biblioteca Pública da Bahia e do Arquivo Público da Bahia, respectivamente, em Biblioteca Nacional da Bahia e Arquivo Público Nacional da Bahia.

A matéria agora segue para sanção da presidente da República.

Website: http://aliceportugal.org.br/v1/noticia/1269/O-Dois-de-Julho-agora-e-data-comemorativa-nacional.html