O MUNDO DO CIRCO INVADE AS FÉRIAS DO INSTITUTO VALE VERDE

BETIM / MG 7/2/2013 – O Grupo Animalucos também participará das Férias do Vale Verde com a Oficina Resgatando Brincadeiras que tem como objetivo trazer de volta brincadeiras antigas e construir brinquedos a partir de material reciclado.

O período de férias chegou e, com ele, começa a busca por programas legais para entreter a criançada. E foi pensando nisso que o Instituto Vale Verde, um dos principais complexos turísticos da região metropolitana de Belo Horizonte, localizado em Betim, criou uma programação especial com direito a “marmelada, goiabada e palhaçada”: é o universo do Circo que chega ao parque a partir do dia 12 de janeiro de 2013, sábado. Com uma programação especialmente voltada para esse período, terá oficinas, brincadeiras, jogos e shows, decoração temática e a já tradicional colônia de férias.

Logo na entrada, malabaristas e pernas de pau recepcionam os visitantes. A diversão continua com a Oficina de Malabares, as crianças vão aprender a manipular diabolôs, pratinhos rebola e bolinhas. Tem, também, oficina de Mágica, nela, crianças e adultos, aprenderão truques e mágicas para se divertir em casa. Haverá também pintura facial com o tema palhaços, corda bamba, shows de mágica e apresentações circenses. E para quem quiser, além de se divertir, registrar o momento especial no Vale Verde, poderá juntar a família e tirar uma foto no painel fotográfico que terá vários apetrechos para que todos possam fotografar e se divertir.

“O universo do circo é encantador. Nele existem muitas possibilidades de diversão para uma criança, por isso escolhemos esse tema para nossa programação de férias. Assim, os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos estão aproveitando as férias com qualidade, e as crianças desfrutam de brincadeiras e oficinas que as levarão direto para o mundo mágico do circo”, explica Jacqueline Pereira, gerente de marketing do Instituto Vale Verde.

O Grupo Animalucos também participará das Férias do Vale Verde com a Oficina Resgatando Brincadeiras que tem como objetivo trazer de volta brincadeiras antigas e construir brinquedos a partir de material reciclado. A oficina acontecerá todo sábado de janeiro, das 14h às 17h. Os participantes receberão uma cartilha que conta a história e traz 50 brincadeiras, além de ensinar o passo a passo para construir 20 brinquedos populares. Quem fizer a oficina também pode levar para casa o brinquedo que construir. Esse projeto do Grupo Animalucos é realizado pela Funarte, em parceria com o Ministério da Cultura, pelo edital São Francisco.

E ainda tem a Casa das Sensações, uma atração surpresa para as crianças descobrirem curiosidades sobre educação ambiental. “A princípio, é uma casa como qualquer outra, mas quando se está lá dentro você tem que se adaptar a novas sensações. A ideia é fazer um paralelo com a situação do nosso meio ambiente, que também vem tentando se adaptar à todas as mudanças que acontecem de forma tão rápida no mundo ultimamente”, explica Luis Gustavo Guimarães, coordenador de educação ambiental da Vale Verde.

O Vale Verde espera repetir o sucesso das férias do ano passado. “Em 2011 recebemos, em média, 1.000 crianças por dia, foi uma festa. O diferencial da nossa programação é que aqui a criançada brinca muito mas também aprende, buscamos sempre agregar conhecimento e diversão”, conta Lívia Camargos, coordenadora de lazer e recreação da Vale Verde.

Colônia de Férias_____________________________________________________
Além dessa programação, o Instituto Vale Verde vai realizar a Colônia Kids nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, para crianças de 5 a 12 anos, também com o tema circo. Para participar, os pais podem inscrever as crianças pelo telefone (31) 3079-9116 / (31) 3079-9127. O valor da inscrição é de R$300,00 (pacote promocional para os três dias) ou R$115,00 (por dia) e incluiu, além de toda a programação, três refeições (café da manhã, almoço e café da tarde), transporte ida e volta (saindo de BH da Praça da Liberdade) e as visitas orientadas pelos guias do parque. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Os pequenos vão participar da Oficina de Culinária Mirim, em que eles serão responsáveis por fazer o lanche da tarde.Eles colocarão a mão na massa para fazer pão de queijo, cachorro quente de forno, torta de frango, sucos com frutas da estação, flã de tangerina, brigadeiro de capim santo e gelatina com frutas, entre outras delícias que serão saboreadas, depois do dia que será recheado de atividades pra lá de especiais.

Na Oficina de Malabares, as crianças vão aprender a manipular diabolôs, pratinhos rebola e bolinhas. No Jogo da Memória Animal, a cada par encontrado pelas crianças, o monitor levará o bicho que apareceu nos cartões e explicará um pouco sobre ele. Serão dois jogos: um com aves e um com répteis. Haverá também uma Oficina de Camisetas em que as crianças poderão se expressar através da pintura mostrando o que viram no parque. Ao final, elas ganharão a camisa que pintaram para guardar de recordação.

Ainda no tema do Circo, o Papo Animal vai falar sobre a proibição do uso de animais nos espetáculos. Estão previstas, também, atividades de lazer e aventura para completar a diversão da garotada. “Queremos conversar com as crianças para mostrar porque é ruim os circos usarem animais em suas apresentações. Acho que elas precisam ter essa consciência desde cedo”, explica Lívia Camargos.