O profissionalismo dos super-heróis da Covid-19

São Paulo – SP 17/4/2020 – Importante ressaltar que a atuação do enfermeiro é uma prática historicamente determinada e não se faz de forma isolada na sociedade

A pandemia do Coronavírus em 2020 mostrou ao mundo inteiro, de forma histórica a fragilidade do sistema de saúde em diversos países. Segundo dados da OMS, em abril de 2020, quase dois milhões de pessoas foram contaminadas e mais de 100 mil mortes em todo mundo.

No Brasil, no mesmo período, os registros mostram cerca de 20.000 casos confirmados e aproximadamente 1.000 mortes. A imprensa mostra a constante preocupação das autoridades governamentais perante as dificuldades enfrentadas por um sistema de saúde sobrecarregado historicamente.

“A Covid-19 afeta a população global de maneiras trágicas. Embora todas as faixas etárias corram o risco de contrair a doença, as pessoas mais velhas e portadores de doenças crônicas enfrentam mais ameaças e desafios no momento”, afirma a enfermeira Lidiane Martins Siqueira de Azevedo.

Com mais de 10 anos de experiência Lidiane afirma que essas doenças crônicas são caracterizadas basicamente por possuírem um lento desenvolvimento e uma longa duração atribuídas, geralmente a população mais idosa.

Dentro da equipe multiprofissional de saúde, o Enfermeiro tem se tornado essencial para consolidação dos cuidados de prevenção e controle das doenças crônicas, bem como no envolvimento direto ao tratamento dos pacientes hospitalizados por Covid-19. A enfermeira detalha que o olhar amplo sobre os diversos fatores que influenciam no processo saúde/doença, propicia uma prática de saúde humanizada e desenvolvimento de resultados positivos. “O apoio do profissional capacitado, a fim de estimular hábitos saudáveis e adesão ao tratamento proposto, auxilia na pronta recuperação, juntamente com reforço nas medidas de segurança contra a infecção – uso correto de Equipamentos de proteção individual (EPI)”.

Atualmente, segundo Lidiane, os profissionais da saúde estão atentos aos pacientes portadores de doenças crônicas pois são mais vulneráveis ao novo corona- vírus; ou por terem seu sistema imunológico mais comprometido, como no caso do diabético ou pela possibilidade do vírus afetar o músculo cardíaco em pacientes que já tem sobrecarga, como os hipertensos.

Mesmo com a grande demanda de pacientes os profissionais tentam passar recomendações como: estar com as vacinas em dia, manter atividades físicas regulares, reduzir as idas aos hospitais, dieta balanceada, controlar a glicemia e a pressão arterial, fazer uso corretamente das medicações prescritas e procurar ajuda imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas.

“Importante ressaltar que a atuação do enfermeiro é uma prática historicamente determinada e não se faz de forma isolada na sociedade tendo perfeita relação com arte de cuidar. Dedicar a vida para cuidar do outro é algo digno de super herói. Uma missão de orgulho, que ultrapassa as paredes do Hospital e chega aos lares. Hoje, atuamos de forma incansável e exaustiva para que os efeitos dessa Pandemia passem o mais rápido possível. Nossa profissão vem crescendo e o mercado exige profissionais com qualificações, por apresentar um grande aumento no número de pessoas que precisam de nossos cuidados” finaliza a enfermeira.

Website: http://www.dino.com.br