O que a higiene oral pode fazer pela saúde das pessoas?

São Paulo – SP 25/5/2020 – Problemas orais como a gengivite, periodontite entre outras patologias orais estão ligadas diretamente a muitas doenças sistêmicas

A importância da limpeza vai além da estética e saúde bucal.

Para muitos, falar em higiene oral é sinônimo de limpeza dos dentes, o que não está totalmente errado segundo o Cirurgião Dentista, Umberto Uncini – porém a importância está relacionada a saúde como um todo.

Segundo o IBGE –  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil apenas 15% da população cuidam da saúde bucal regularmente e 11% nunca visitou um dentista. Essa realidade não acontece só em território brasileiro, nos Estados Unidos, por exemplo,  a ADA – American Dental Association realizou, em 2018, uma pesquisa e descobriu que 42% dos americanos não visitam o dentista como a frequência de deveria.

“Problemas orais como a gengivite, periodontite entre outras patologias orais estão ligadas diretamente a muitas doenças sistêmicas, como por exemplo a Endocardite Bacteriana que é uma patologia que acomete o coração podendo levar rapidamente um indivíduo a morte”, esclarece o cirurgião.

Segundo o INCOR – Instituto do Coração, 40% dos casos de Endocardite Bacteriana são causados por bactérias que compõe a flora bucal.

Umberto afirma que além do coração, existem ainda algumas doenças pulmonares que podem ter origem na boca. “A importância da correta higienização vai muito além da manutenção da saúde dos dentes e gengiva. Evitar as doenças crônicas da boca é de extrema importância para se ter uma boa saúde geral. A boca é a porta de entrada para muitas bactérias que podem chegar aos pulmões ou corrente sanguínea causando graves doenças sistêmicas”.

O profissional alerta que uma correta higienização oral se faz através da escovação dental diária com creme dental e o uso de fio dental. Além disso, é suma importância manter visitas regulares ao dentista a cada seis meses para um minucioso exame clínico com a finalidade de diagnosticar problemas o mais precocemente possível.

“Um ponto fundamental para a saúde geral, e que na boca não é diferente, é uma alimentação saudável composta de vegetais, legumes, frutas e cereais. Muitos destes alimentos como cenoura, maçã, pepino, etc. –  durante a mastigação ajudam a remoção da placa bacteriana causadora de cárie e doenças gengivais”, aconselha e finaliza Uncini.

Website: http://www.dino.com.br