O que as organizações de saúde precisam saber para se preparar para uma experiência de dados moderna

São Paulo 30/4/2020 – A IA está prestes a se tornar um verdadeiro multiplicador de forças para ajudar as organizações a aproveitar ao máximo seus dados

Não há dúvida de que os serviços de saúde estão acumulando dados a uma taxa sem precedentes. E, à medida que a indústria avança para 2020 e além , ela continuará a fazê-lo.
Agora, mais do que nunca, as organizações de saúde precisam se concentrar em como podem usar de maneira mais rápida, econômica e segura e compartilhar essas informações vitais para melhorar os resultados individuais e a saúde geral da população.

Não há dúvida de que os serviços de saúde estão acumulando dados a uma taxa sem precedentes. E, à medida que a indústria avança para 2020 e além , ela continuará a fazê-lo.

Agora, mais do que nunca, as organizações de saúde precisam se concentrar em como podem usar de maneira mais rápida, econômica e segura e compartilhar essas informações vitais para melhorar os resultados individuais e a saúde geral da população.

Lucas Rodrigues, engenheiro de software, o qual se dedicou a inovar a integralização dos sistemas da Sociedade Beneficiente São Camilo em suas 4 unidades hospitalares, com projetos como o de integração dos médicos parceiros com as equipes responsáveis por  agendamentos no setor de cirurgia, criando um processo automatizado onde toda a cadeia de atendimento acontece online, além de outros projetos implementados na rede durante quatro anos consecutivos, tendo seu reconhecimento nacional perante o setor de tecnologia voltado aos serviços de saúde pela distinta implementação de seu extenso conhecimento técnico e inovador, estando sempre à frente de seu tempo, deixou os quatro hospitais preparados para essa crise mundial e motivou tantos outros a seguirem o mesmo caminho.

A seguir, Lucas Rodrigues, em entrevista, apresenta três tópicos importantes que envolvem os dados atuais e como as organizações de saúde devem considerar a preparação para aproveitar ao máximo seus dados nesta nova década.

 

  1. Dados em sigilos são uma oportunidade perdida

Dados de todos os tipos – clínicos, financeiros e operacionais – permanecem em sigilos por motivos que variam de questões de interoperabilidade a sistemas legados. Isso se torna ainda mais complicado quando redundâncias são criadas por meio de fusões (como vários sistemas de registros eletrônicos de saúde, soluções de planejamento de recursos corporativos e sistemas de imagem corporativa).

Além disso, pagadores e fornecedores continuam lutando com  a mineração de dados não estruturados para obter informações clínicas e de negócios. Por exemplo, os Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS) calibram pagamentos aos planos do Medicare Advantage com base na saúde da população, conforme determinado por códigos de diagnóstico que identificam condições crônicas.

As condições do paciente, no entanto, geralmente não são incluídas nos códigos capturados nas reivindicações. Como tal, os contribuintes devem realizar um exercício tedioso a cada ano para recuperar dados adicionais, às vezes de prontuários impressos, para preencher as lacunas.

Segundo Lucas Rodrigues nos afirma: “ os dados não utilizados são uma oportunidade perdida em um setor em que os recursos são cada vez mais escassos, especialmente quando se trata de melhorar a qualidade do atendimento e estabelecer novos fluxos de receita.”

 

  1. A IA está prestes a se tornar um verdadeiro multiplicador de forças

            A medicina de precisão tem sido uma busca extraordinariamente importante para a comunidade da saúde. Agora, finalmente, estamos fazendo um progresso constante e mensurável na alavancagem da genômica para melhorar os resultados.

No tratamento do câncer, por exemplo, está se tornando rotineiro analisar tumores em busca de mutações ou expressões genéticas conhecidas para selecionar tratamentos com probabilidade de serem mais eficazes. No entanto, apesar de seus benefícios tangíveis, a aplicação de medicamentos de precisão, especificamente no tratamento do câncer, ainda apresenta desafios significativos. Essa abordagem pode ser cara, invasiva e demorada, pois os tumores são analisados ​​através da patologia e genômica tradicionais.

Cada vez mais, as imagens habilitadas para IA (Internet Archive) apresentam uma poderosa oportunidade para acelerar a identificação e aplicação de tratamentos personalizados de maneiras que geralmente são menos invasivas, mais rápidas e potencialmente mais econômicas. Nos últimos anos, começamos a ver várias aplicações promissoras de IA em imagens para apoiar iniciativas de medicina de precisão.

Um estudo publicado no Journal of Neuro-Oncology em abril de 2019 mostra um forte potencial para o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para revelar padrões de ressonância magnética multimodais para prever com precisão e rapidez a presença de genótipos e mutações no glioma – especificamente, isocitrato desidrogenase (IDH) e codeletão 1p19q status – que são bons preditores de eficácia do tratamento.

Também houve um progresso substancial na triagem da IA ​​para o câncer de mama, como mostrado neste recente estudo publicado pela Nature em janeiro de 2020. Estes são apenas alguns exemplos, e o potencial para outros é ilimitado.

 

  1. A busca por maior consumismo na área da saúde está se acelerando

Há vários fatores em jogo. Primeiro, na vida cotidiana, todos esperam acesso ilimitado a informações e serviços – on-line ou nos telefones celulares . Essas expectativas estão agora transferidas para a experiência na área da saúde.

Na conferência HIMSS do ano passado , o Dr. Donald Rucker, coordenador nacional de TI em saúde, disse aos participantes: “Há muito que o setor de saúde faz parte da economia de smartphones e permite que os pacientes acessem seus dados de saúde por meio de um aplicativo de sua escolha, sem custo adicional “.

Oferecer aos pacientes acesso a seus dados por meio de dispositivos e aplicativos móveis pode aumentar os níveis de envolvimento dos pacientes e capacitar melhor a tomada de decisões; assim foi comprovado pelas implementações e criações nos sistemas dos hospitais beneficiados pelo serviço de engenharia de software e rede do Sr. Lucas Rodrigues, tendo em vista que alinhado à expansão das expectativas de compartilhamento de dados com os pacientes, o CMS finalizou uma regra focada na racionalização do acesso dos pacientes aos dados de saúde.

Também é possível que o acesso ampliado dos pacientes às suas informações de saúde ajude a aumentar o interesse crescente no crowdsourcing de dados de doenças crônicas, o que algum dia poderá apresentar uma riqueza de informações que médicos e pesquisadores lutam para acessar facilmente.

 

4. Como as organizações podem aproveitar ao máximo seus dados

Sr. Lucas Rodrigues trouxe também um ponto muito importante ao explicar que à medida que o progresso acelera, o setor continua enfrentando desafios , trabalhando para obter o maior valor possível dos dados de assistência médica. Isso inclui obstáculos associados à interoperabilidade, segurança e privacidade, à medida que as tecnologias avançam mais rapidamente do que as políticas podem acompanhar o ritmo.

Assim relatou Luca Rodrigues: “ As organizações de saúde e pagadores não podem esperar pela perfeição. Em vez disso, eles podem fazer avanços sólidos hoje que lhes permitirão acelerar o ritmo das expectativas, regulamentações e tecnologia para maximizar os benefícios da coleta e processamento das informações vitais dos pacientes. Tudo começa com uma base de dados que pode dar suporte à experiência moderna de dados que as organizações de saúde e os consumidores desejam.”

“Criar esse novo tipo de experiência em dados requer um novo tipo de hub de dados – um que permita às organizações consolidar seus sistemas em uma única plataforma para unificar e compartilhar dados entre aplicativos, para uma melhor compreensão. Em vez de agir apenas como um repositório de dados, o hub de dados deve poder compartilhar e fornecer dados dentro de uma organização para análises modernas e IA, para que pacientes e médicos possam se beneficiar da análise.”

Ao entrar nesta “década dos dados”, o futuro é brilhante para as organizações de saúde e os pacientes que atendem . Ao adotar uma experiência de dados moderna – e construir uma base que garanta seu sucesso – pesquisadores, fornecedores e pagadores estarão bem posicionados para melhorar os resultados dos pacientes e elevar a proficiência operacional nos próximos anos.

 

Website: https://docsystem.io/

Web Site: