O que é ICMS e como calcular este imposto?

São Paulo, SP 28/8/2020 – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou ICMS, é uma tributação de competência estadual, que incide sobre os mais diversos produtos.

No Brasil há um bom número de impostos que são cobrados das empresas, um deles, que é muito importante, é o ICMS, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Possuir uma atenção redobrada quando se trata das questões fiscais na qual se enquadra o ramo de atuação da sua empresa, mesmo os mais experientes por vezes acabam pecando nessa parte e comendo erros.

Garantir que a sua organização atue de forma legal, é imprescindível para que que haja um desenvolvimento saudável da companhia, longe de problemas fiscais com governo municipal ou estadual.

Veremos a seguir o que é esse imposto e como fazer o seu cálculo, confira.

O que é o ICMS?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou ICMS, é uma tributação de competência estadual, que incide sobre os mais diversos produtos, seja geladeiras ou chocolates, e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e que é aplicável em comercialização no território nacional, assim como a produtos que são importados.

É importante ressaltar que não será pago o tributo diretamente, ou seja, não há uma guia de cobrança própria dele, o valor a ser cobrado é simplesmente adicionado ao preço do produto comercializado ou mesmo de um serviço prestado.

A CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) é responsável por regulamentar os convênios de ICMS. Logo, há algumas leis comuns para os Estados, mesmo que cada um tenha uma tarifa diferente.

Explicando melhor: Por ser um imposto de ordem estadual, cada qual irá possuir a própria tarifa. Isso pode confundir quem comercializa produtos ou serviços para outra localidade, com uma tarifa diferente.

Como fazer o cálculo do ICMS?

Como já visto acima, por ser um tributo estadual, cada localidade vai ter sua própria tarifa, o primeiro passo para fazer o cálculo do ICMS é saber qual é a alíquota é vigente no local onde a organização atual.

Há tanto a forma simples, no qual a é uma situação usual e a venda é realizada na mesma unidade federativa, e há a situação interestadual. Vejamos abaixo como se dá o cálculo em uma situação normal:

Preço do produto X Alíquota praticada no estado = Valor do ICMS da mercadoria

Para deixar mais simples, o exemplo prático: Um produto custa R$ 100 reais e sobre ele incide uma tarifa de 18% (valor aplicado em vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná), o cálculo seria o seguinte:

R$ 100 X 18% = R$ 118

O valor do ICMS deste produto seria de R$ 18, totalizando R$ 118.

O ICMS em situação interestaduais

São nessas situações que se utiliza o DIFAL (Diferencial de alíquotas), o DIFAL foi criado com o intuito de reduzir a desigualdade de arrecadação entre um estado e outro.

Exemplificando: Se em uma determinado estado oferecer tarifas mais baixas, consequentemente ele irá atrair mais as empresas e empreendedores, criando assim uma concentração de renda somente em um único lugar, em detrimento dos demais.

O Convênio ICMS 93/2015 promoveu mudanças nas relações de negócios relativas ao ICMS, ou seja, em uma relação comercial, o estado onde a mercadoria foi vendida, embolsava o valor integral do imposto.

Já com a implementação do Convênio ICMS 93/2015, iniciou-se uma partilha entre a localidade de origem e a unidade federativa na qual o produto foi destinado.

Como fazer o pagamento do ICMS?

Com o cadastro na SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) , será emitido o IE (Inscrição estadual).

Novamente ressaltando as diferenças de procedimentos entre os estados, visto que cada um possui sua particularidade, com o cadastro não é diferente, por isso é recomendável entrar em contato com a SEFAZ.

Website: https://tagcontabilidade.com.br/