O que é o ambu e como funciona para salvar vidas

São Paulo-SP 4/5/2020 – É possível simular de forma manual a inspiração e a expiração com o ambu para salvar a vida de pacientes em paradas cardíacas ou com problemas respiratórios.

O ambu é um ressuscitador manual e equipamento essencial para ventilação mecânica. Portátil e fundamental para resgastes, esse equipamento ajuda pacientes respirarem em condições críticas.

O ambu é um ressuscitador manual e equipamento essencial para ventilação mecânica. Portátil e fundamental para resgastes, esse equipamento ajuda pacientes respirarem em condições críticas.

Como funciona?

O ambu é responsável por fazer pressão e ventilação através de um componente simples, mas com mecanismo complexo.

Basicamente tem uma bolsa de reserva O2, balão compressor, conector e válvulas. O reservatório guarda oxigênio e o balão é a parte que deve receber pressão manualmente. Com ele a pessoa pode respirar através de sua máscara.

Assim que a bolsa é comprimida, a pressão supra-atmosférica fará com que a válvula bloqueie a saída de ar do conector direcionando O2 para o sistema respiratório.

Ao mesmo tempo a válvula posterior se fecha para o ar não escapar. Quando a bolsa recebe descompressão uma pressão subatmosférica abre a válvula e o oxigênio é puxado para o reservatório novamente.

Portanto, é possível simular de forma manual a inspiração e a expiração com o ambu para salvar a vida de pacientes em paradas cardíacas ou com problemas respiratórios. Uma pequena válvula pode ser conectada diretamente por traqueostomia quando há obstrução das vias.

Traqueostomia é uma medida mais drástica que envolve fazer um orifício cirurgicamente com acesso do pescoço para a traqueia. Ele facilita a entrada de ar nos pulmões quando não é possível fazê-lo através da boca.

O ambu pode ser usado em emergências quando a pessoa não consegue respirar sozinha e pode ser uma alternativa quando os respiradores que funcionam com energia elétrica precisam ser desconectados em pacientes internados.

Complicações

Ainda que seu funcionamento seja simples, deve ser manejado por uma equipe habilitada, pois o uso incorreto ou má funcionamento das válvulas podem ocasionar em problemas graves e até levar a óbito. Pode causar dilatação e ruptura gástrica com aspiração de líquidos, pneumotórax, pneumocefalia, entre outros.

Onde achar ambu

A Medaxo é uma loja online certificada pela Anvisa, além de ter ambu, possui outros equipamentos hospitalares com entregas através de seu site ou televendas. Telefone para contato: (11) 2348-8710 e WhatsApp (11) 96609-6133.

Website: https://www.medaxo.com.br/

Web Site: