O que é WordPress? Como usar para criar sites e blog?

São Paulo, SP 12/11/2019 – WordPress é uma plataforma de gestão de conteúdo na web, utilizada para blogs, sites, portais de notícias, lojas virtuais, portfólios, além de outras aplicações

De acordo com a W3Techs, a preferência pelo WP representa 61% do mercado de CMS, sigla em inglês que remete a Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Além de estar à frente de todos os outros concorrentes, o WordPress é gratuito e pode ser adaptado, conforme as necessidades de cada empresa ou pessoa.

O que é o CMS WordPress

Em poucas palavras, o WordPress é uma plataforma de gestão de conteúdo na web, utilizada para blogs, sites, portais de notícias, lojas virtuais, portfólios, além de outras aplicações.

O aplicativo está inserido na categoria conhecida pelo nome de CMS, que tem como principal objetivo facilitar, de forma simples e intuitiva, a criação e a edição de conteúdo, sem a necessidade de usar uma linguagem de programação para isso.

Além do texto em si e da possibilidade de incluir conteúdo multimídia, como fotos e vídeos, é possível personalizar o layout do site, elaborar formulários e acrescentar outras funções.

Melhores recursos de um CMS

Os melhores recursos de um CMS como o WordPress oferecem são:

• Um jeito simples de publicar conteúdo. Um editor potente com muitas opções de customização para diferenciar o conteúdo.
• Exibição de conteúdo relacionado por taxonomia. Quanto mais conteúdos o site tiver, mais importante será manter tudo muito organizado. Assim pode organizar em categorias, tags aos artigos e daí em diante.
• Funcionalidade de edição de página. Além de publicar um conteúdo, permite alterar facilmente, mantendo o histórico de alterações.
• Um alto nível de customização. Isto significa que permite adicionar quase qualquer recurso ao projeto, ao criar sites cada vez mais robustos. Graças aos milhares plugins e temas existentes.
• Uma comunidade sólida. Uma comunidade sólida e ativa significa que a plataforma está sempre em desenvolvimento e, consequentemente, estará frequentemente atualizada, moderna e segura, além de receber ajuda desta comunidade.

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

O WordPress conta com duas versões de uso: WordPress.com e WordPress.org. Enquanto a primeira é mais conhecida e oferece hospedagem gratuita para blogs e sites com layouts pré-prontos, a segunda é uma plataforma de código aberto que pode ser instalada em um servidor de preferência do usuário.

WordPress.com:

O serviço de hospedagem usa o software do WordPress. Basta fazer um cadastro gratuito, escolher um domínio “meusite.wordpress.com” ou pagar para ter uma URL personalizada. É possível escolher um layout pré-pronto, que pode ser customizado com algumas limitações.

WordPress.org:

A plataforma de código aberto pode ser instalada em servidores fora do WordPress e com um domínio registrado à parte. Pode ser totalmente customizado de acordo com as necessidades de cada um, sem qualquer restrição de temas, plugins ou recursos.

Onde fazer download do WordPress

Para usar o WordPress.com, é preciso acessar o site e criar uma conta. Já o WordPress.org, segue um caminho um pouco diferente.
Antes de baixar o software livre, é preciso registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem. Quem não souber fazer, nem por onde começar, pode contar com a ajuda de agências especializadas em WordPress para seguir em frente.

Criação de site e blog em WordPress

Segunda pesquisa da W3Techs, 31% de todos os sites na internet utilizam o WordPress como plataforma. Alguns exemplos famosos incluem o TechCrunch, site de notícias especializado em tecnologia, a Sony Music, o site oficial da Casa Branca e até artistas como a Beyoncé.

Isso mostra que o WP não se limita apenas à criação de blogs, mas vale também para sites de notícias, figuras públicas, portfólios, portais de caridade, lojas online e muito mais.

Dicar para criar um BLOG rapidamente e começar a gerar resultados rápidos. https://www.legions.biz/blog/criar-blog/

O WordPress é uma ferramenta fácil de instalar e de usar, simples e intuitiva para gerenciar conteúdo, conta com diversos temas para começar e funcionalidades que ajudam, inclusive, na otimização para buscadores (SEO), além de relatórios analíticos.

Para saber mais sobre SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização de sites). https://www.legions.biz/blog/aprenda-o-beaba-seo-e-alavanque-seu-site/

Mesmo para quem não sabe por onde começar, existem agências especializadas na área que podem ajudar com os primeiros passos ou cuidar de toda a administração. Conheça!

Website: https://www.legions.biz

Web Site: