O que o consumidor espera de um negócio local

27/2/2020 –

Uma pesquisa da empresa de consultoria empresarial de Boston (BCG) pediu para que consumidores brasileiros explicassem como seria uma loja de bairro perfeita e o resultado foi bem específico: um local perto de casa ou do trabalho, onde pudessem resolver suas pequenas urgências.

Muitos consumidores veem o comércio de bairro como forma de lazer, aproveitando os negócios locais para caminhar pelo bairro e relaxar. Contudo, a característica mais importante de uma loja de bairro, para a maioria dos consumidores brasileiros, é a capacidade de resolver pequenos problemas com agilidade.

Uma pesquisa da empresa de consultoria empresarial de Boston (BCG) pediu para que consumidores brasileiros explicassem como seria uma loja de bairro perfeita e o resultado foi bem específico: um local perto de casa ou do trabalho, onde pudessem resolver suas pequenas urgências. A partir disso, os consumidores apontaram como indispensável o serviço rápido, a qualidade e estar aberto em momentos de necessidade.

É possível explorar esses três principais aspectos e garantir o movimento do negócio, além de economizar nos gastos, das seguintes formas:

Serviço rápido

O cliente valoriza locais mais fáceis de entrar e sair, aonde possa ir a pé, além de não encontrar filas no caixa e contar com um serviço mais amigável. Para garantir essa facilidade, a loja deve dispôr de mais de um caixa e, se possível, permitir que o cliente chegue com os produtos já pesados e devidamente precificados ao checkout.

Qualidade

O cliente está disposto a pagar um preço maior e escolher entre poucas marcas disponíveis, desde que o comércio ofereça produtos de qualidade. Para enxugar a variedade da prateleira, com a garantia de que uma loja tem as marcas favoritas de seus clientes, o comerciante pode emitir um relatório por marca com a ajuda de um sistema de controle de vendas como o Programa NEX.

Disponibilidade

O cliente deixa de comprar em grandes redes, ou lojas mais diversificadas, em situações como compra de urgência e de poucos itens, que não justificariam a ida a um supermercado distante. Ou seja, o cliente espera que o comércio de bairro esteja aberto quando o açúcar acaba, por exemplo, ou quando ele sabe que vai encontrar o produto que precisa ali. Com o sistema de controle de vendas citado acima, o NEX, é possível saber qual melhor horário de funcionamento, por exemplo. Basta gerar um relatório de horário de pico e analisar horários que geram poucas vendas, além de avaliar o horário das primeiras e últimas vendas do dia. Assim, é possível encurtar o expediente caso as vendas de horários pouco movimentados não cubram os custos de manter a loja aberta.

É importante também que o cliente saiba que a loja está aberta quando tem necessidade e, para isso, é possível usar uma ferramenta do Google. Não é obrigatório ter um site, nem precisa pagar nada para que o comércio apareça nas pesquisas, basta estar cadastrado no Google Meu Negócio.

Website: https://www.programanex.com.br/

Web Site: