O que os benefícios flexíveis podem fazer pelas empresas

São Paulo, SP 5/11/2019 – Ao oferecer uma conta 100% digital e regularizada, sua empresa elimina todos os custos e ganhará tempo e reduzirá custos no pagamento dos salários.

Hoje é raro encontrar empresas que não oferecem benefícios a seus colaboradores, uma vez que este pode ser um fator decisivo na hora das pessoas escolherem seu local de trabalho e continuarem prestando seus serviços num determinado lugar, diminuindo a taxa de rotatividade dentro da empresa, já que o funcionário tende a sentir que, mais do que necessitar de resultados, a companhia está ciente de que precisa contribuir para seu bem-estar.

Assim, pode-se dizer que oferecer benefícios com os quais seus colaboradores estão satisfeitos tem um impacto direto na produtividade e, claro, no sucesso da companhia.

A EVOLUÇÃO DOS BENEFÍCIOS COMUNS

Os benefícios flexíveis surgiram na década de 1970 e agora estão ganhando mais adeptos no Brasil, “já que ele se encaixa às necessidades dos colaboradores, podendo realizar compras em qualquer estabelecimento do País” destaca Eduardo Haidar, SÓCIO DA EMPRESA VEE, uma das marcas que desenvolve e oferece esse tipo de programa para as empresas. Em outros lugares do mundo, essa prática se estende à remuneração diferenciada mensal dos funcionários, enquanto por aqui costuma estar presente exclusivamente nos benefícios.

OS BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS

Neste tipo de vantagem, a empresa, geralmente de médio a grande porte, oferece diversos benefícios, dos tradicionais a opções que podem se identificar com a vida particular dos funcionários, sendo que são eles mesmos que definem como irão usufruir de tais benefícios.

O mais interessante é que as empresas saem ganhando, e muito, ao escolher aderir a esse plano. Um exemplo: algumas firmas oferecem bolsas de estudo para especializações voltadas às funções atuais do colaborador. Ou seja, um ganho para o próprio conhecimento do funcionário que colocará em prática seu aprendizado na rotina e uma vantagem também para a companhia que acompanhará o desenvolvimento do beneficiado.

Como a maioria dos colaboradores dessas grandes empresas faz parte de uma faixa etária jovem, os benefícios flexíveis são muito bem aceitos, uma vez que pessoas entre 20 e 35 anos valorizam a liberdade de escolha, assim se adaptam bem ao modelo.

Além de tudo isso, é importante ressaltar que cada um tem seu estilo de vida e o fato de as companhias pensarem e colocarem isso em prática, proporcionando aos colaboradores o direito de escolherem seus benefícios, conta muito. A empresa fica conhecida como democrática, já que, por meio dessas escolhas, cada funcionário retrata sua necessidade e se sente valorizado como indivíduo.

Para as companhias, essa valorização de mão dupla significa a atração e a retenção de talentos, suprem as carências dos seus funcionários em cada etapa da vida, sendo o ponto fora da curva da maioria das empresas.

POR QUE ESCOLHER INTRODUZIR OS BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS EM SUA EMPRESA? RESUMINDO A FUNCIONALIDADE

– Os funcionários escolhem o pacote que melhor satisfaz suas necessidades pessoais

– Aumenta o envolvimento dos colaboradores

– Os benefícios escolhidos podem beneficiar tanto o funcionário quanto seus familiares, da forma que ele quiser

– A empresa limita, da mesma forma que nos benefícios comuns, a quantidade de dinheiro destinada a seus colaboradores e, dentro desse valor fechado, cada um decide seus benefícios, que variam de plano de saúde a um vale-cultura, refeição ou supermercado.

– Assim, garante que todos os funcionários, independentemente de suas preferências pessoais, estejam mais satisfeitos com os benefícios recebidos

– Com a satisfação, também há a tendência de aumento na motivação da equipe e, consequentemente, na produtividade e no desempenho

– Fazendo o devido monitoramento do histórico de optação dos funcionários, é possível desenhar estratégias para reduzir custos desnecessários com benefícios

– Nas empresas multinacionais, a adoção desse modelo permitirá alinhar a política de benefícios com a que é praticada na matriz, já que o modelo flexível é amplamente empregado no exterior

– O modelo pode ser uma ferramenta para melhorar as estratégias de gestão de carreira do RH de sua empresa

“Em um mundo cada vez mais conectado e veloz, o colaborador com tais benefícios recebe o pagamento em tempo real, de forma automatizada e flexível. Tudo isso sem perder tempo com a gestão e retirando custos intermediários.” Diz Eduardo.

DADOS ATUAIS DOS BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS

Segundo dados do ano passado do site abrh.org.br, a perspectiva de ampliação dos programas flexíveis é positiva: 66,67% das empresas têm interesse em disponibilizar esse tipo de vantagem para seus funcionários em até dois anos, devido à quantidade de benefícios, tanto para os contratantes quanto para os contratados.

Ainda de acordo com Haidar, os ganhos para o RH e para os funcionários são inquestionáveis. Eles se referem a esse plano como “carteira digital”, já que uma vez que o colaborador tem um valor determinado pela companhia para usar, usa-o como preferir, seja por meio de um cartão válido para restaurantes ou em um cartão-bônus dado em situações de bonificação, prêmio etc. Diferentemente da maioria dos benefícios flexíveis ofertados por demais marcas em que o colaborador só pode alterar o destino dos seus benefícios quando acontece a renovação de contrato. Eduardo ressalta ainda que existe, sim, a possibilidade de mês a mês o funcionário escolher como vai usufruir do seu benefício e isso é ainda mais valioso.

Dessa forma, observa-se que esse tipo de plano é uma via de mão dupla que tem agradado chefes, profissionais de RH e funcionários. Os profissionais de RH mantêm o controle dos valores, com mais agilidade e praticidade, “por exemplo, ao oferecer uma conta 100% digital e regularizada, sua empresa elimina todos os custos e problemas com a gestão das transferências e ainda ganhará tempo e reduzirá custos no pagamento dos salários”, continua. Enquanto o colaborador sente que não é apenas mais um número dentro do local de trabalho, mas sim uma pessoa com uma vida fora do ambiente profissional que fica mais completa com a solução dos benefícios flexíveis.

 

Fonte:

metadados.com.br

abrhbrasil.org.br

vee.digital

Website: https://vee.digital/

Web Site: