O segredo por trás do sucesso de empresas que emergiram da crise

São Paulo 16/12/2019 – Em um país com mais de 70% da população conectada, investir em soluções de comunicação já não é mais considerado um diferencial , mas sim uma necessidade.

João Appolinário poderia ter sucedido seu pai no setor de concessionárias de carro, assumindo os negócios da família e apenas usufruído do sucesso de um império já consolidado. Mas, ainda em meados da década 1990, Appolinário conseguiu detectar que a ascensão digital mudaria tudo o que se sabia sobre consumo.

As listas telefônicas estavam sendo deixadas de lado para dar espaço às pesquisas na internet, o que foi um grande incentivo para que ele se aventurasse em um modelo totalmente diferente do varejo tradicional. E foi nesse contexto que a Polishop foi fundada, em 1999. O objetivo era trazer comodidade à vida dos consumidores com a plataforma de e-commerce e nos canais de venda na TV.

Alguns fatores externos colaboraram para que a marca se desenvolvesse, como a queda das barreiras alfandegárias (que aconteceu na época), permitindo que a maior parte dos produtos fossem importados, e o fim da hiperinflação, que possibilitou o parcelamento das compras em até dez vezes (algo incomum naqueles tempos). Contudo, a internet foi considerada a pedra angular que sustentou todos os acontecimentos que levaram a marca a se tornar uma das maiores e mais bem-sucedidas companhias do país.

Onde há crise, a internet mostra oportunidade

De acordo com o Sebrae, investir em marketing digital para driblar os efeitos de cenários econômicos em crise é uma estratégia que pelo menos sete em cada dez pequenos negócios adotam.

Também estão na lista de medidas a redução de preços, variedade de produtos, ampliação do prazo de vendas e o treinamento de colaboradores. Porém, a principal arma é estruturar as campanhas digitais para alcançar novos públicos e reformular o site para permitir compras pela internet.

Segundo Yoshihiro Karashima, proprietário da Prestheza Turismo, é muito importante observar o comportamento do mercado para prever o que o consumidor está disposto a comprar e focar os esforços na comunicação com o cliente, procurando maneiras criativas e inovadoras de investir em divulgação. Com a popularização da internet, hoje, é possível fazer isso a um custo significativamente mais baixo do que há uma década, graças às mídias digitais.

Estratégias de Marketing Digital potencializam o empreendedorismo

Em um país com mais de 70% da população conectada, investir em soluções de comunicação já não é mais considerado um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade de sobrevivência no mercado. Não é por coincidência que negócios de variados portes e segmentos têm procurado os serviços de agências de Marketing Digital.

O objetivo está muito além de aumentar o faturamento. A questão é que, para que uma empresa não seja ultrapassada pela concorrência e caia no esquecimento, é imprescindível apostar na inovação disruptiva e em estratégias voltadas à comunicação, já que a maior parte dos consumidores vive conectada.

Não é nenhuma novidade que a forte influência da internet e a popularidade dos dispositivos móveis são fatores que influenciaram diretamente o comportamento de consumo da sociedade. Sendo assim, é necessário proporcionar um atendimento personalizado, que atenda às necessidades do consumidor 4.0.

Os benefícios de investir em estratégias digitais

Mesmo em um panorama econômico delicado como o atual, a previsão é de que os investimentos em Marketing Digital cresçam 12% até 2021 e os motivos que têm sustentado essa realidade são evidentes.

Redução de custos

Em períodos de crise, ninguém se dá ao luxo de perder capital. Qualquer custo a mais pode significar prejuízo, dificuldade para alcançar resultados satisfatórios e perda de relevância no mercado. Sem mencionar os impactos negativos no índice de lucratividade da empresa.

Entretanto, ao apostar em campanhas de comunicação digital, os custos com Marketing são reduzidos de forma significativa, pois agências de publicidade antenadas com as mudanças tecnológicas têm as ferramentas necessárias para gastar menos recursos e atingir os mesmos objetivos. Quando se fala em inteligência mercadológica, fala-se também em fazer mais com menos.

Agilidade nos processos de venda

No mundo corporativo, tempo é dinheiro. Por isso, as vendas na internet ganharam tanta visibilidade nos últimos anos. Com menos interferência humana e mais autonomia, um usuário que está em São Paulo, por exemplo, pode comprar de uma empresa localizada no Rio Grande do Sul, com apenas alguns toques na tela do smartphone.

Quando uma marca tem uma boa presença digital e estratégias de comunicação estruturadas, toda a cadeia logística é otimizada, desde as primeiras etapas do funil de vendas até o processo de fidelização de clientes.

Expansão e mobilidade

Com um site funcional e responsivo, é possível expandir as vendas alcançando não apenas os consumidores que utilizam dispositivos desktop, mas também toda a gama de compradores mobile, que hoje já representa quase 75% dos brasileiros.

Aproximação da marca e do consumidor

O consumidor da era da informação é muito mais exigente em relação aos valores e à forma como as marcas que ele consome se posicionam. Portanto, uma das vantagens de investir em estratégias digitais é que o relacionamento entre a marca e seu público-alvo se torna muito mais próximo, dinâmico e interativo.

Atualmente, existem agências especializadas em produzir conteúdo segmentado para redes sociais, com o objetivo de gerar engajamento, aumentar o poder de alcance das publicações e garantir um status de relevância no mercado em que o negócio atua.

Maior controle sobre os resultados

Diferentemente de como era no início dos anos 2000 — quando a internet estava dando seus primeiros passos no Brasil, e as organizações ainda não sabiam lidar com a poderosa ferramenta que tinham em mãos — a ideia central de uma campanha de Marketing Digital não é atirar para todos os lados, mas sim economizar recursos e fazer apenas jogadas certeiras.

Ao contar com profissionais experientes, o negócio usufrui do benefício de saber que seus investimentos darão retorno, pois as ferramentas utilizadas para promover a empresa na internet apresentam dados e relatórios precisos sobre o desempenho de cada ação realizada.

Como a Agência Mercúrio pode ajudar uma marca a crescer na internet?

A Mercúrio nasceu com a premissa de oferecer todo o auxílio necessário para que empresas de variados segmentos melhorem seus resultados por meio de estratégias de comunicação e Marketing Digital.

A agência oferece diversos serviços que podem gerar muito mais visibilidade para o negócio no ambiente online, aumentando suas vendas e garantindo uma posição de destaque entre a concorrência, como:

Todo potencial da internet pode aumentar o impacto de diversos negócios e ajudar a conquistar o consumidor 4.0. Para isso, basta entrar em contato com a Mercúrio e conhecer suas soluções.

Website: http://www.agenciamercurio.com.br