ONG cria projeto para ajudar mães a cuidar dos filhos na primeira infância

19/12/2019 –

Os primeiros anos de vida são fundamentais na formação da personalidade e no desenvolvimento saudável dessa pessoa e podem definir a vida dela no futuro. O projeto “Do Laço ao Abraço”, criado e desenvolvido pela ONG Somos Mães, quer levantar um debate na sociedade sobre os aspectos sociais da maternidade e como esses fatores influenciam no nascimento, criação e educação dos filhos e como ajudam a formar a sociedade tal qual é conhecida hoje. “A mudança social é possível? De que forma? Quais os principais desafios? Essas e outras questões serão discutidas pelos profissionais que estarão conosco no projeto”, explica Acácia Lima, responsável pela ONG Somos Mães.

A entidade tem atuado de forma vigorosa para prestar às gestantes, mães e seus filhos diversas ações de apoio, principalmente, para a prestação de informações adequadas, orientação profissional e atividades de integração, tudo para fazer com que as mães – e por sua vez seus filhos, durante a primeira infância – se sintam protegidas, inseridas e motivadas durante esta fase tão importante e delicada de suas vidas.

Entre os profissionais que confirmaram participação no projeto estão nomes como o de Mônica Lopes, doutora em Sociologia, atuante em projetos centrados na temática da igualdade de gênero e na conciliação entre vida profissional e vida pessoal e familiar, e do pediatra espanhol, Carlos Gonzalez, especialista em amamentação e autor de best-sellers como “Besame Mucho” e “Meu filho não come”. O médico é famoso por suas ideias que vão contra a rigidez de protocolos e fontes tradicionais de informação. “O Dr. Carlos Gonzalez é ativista da criação com apego por entender que todas as crianças têm apego e, portanto, não é possível uma criação sem apego”, explica Acácia. Outros nomes confirmados são o de Rita Monte, Lincoln Tavares e Carlos Froes, todos dedicados a questões da parentalidade consciente. O projeto tem outros nomes em fase de confirmação.

A forma escolhida para compartilhar essas informações, que podem fazer diferença na criação dos filhos, é a apresentação de um documentário com depoimentos de gestantes, mães e de seus familiares, bem como de profissionais multidisciplinares que será exibido na TV e em salas de cinema; uma exposição de fotos sobre diferentes gestações, partos e realidades brasileiras que cercam a infância será montada no metrô de São Paulo; e ainda, está previsto o lançamento da 2ª edição do livro “Compartilhando Histórias”, com depoimentos de mães.

A Maternidade Santa Joana é patrocinadora parcial do projeto, aprovado pela Lei Rouanet, e outras empresas estão sendo convidadas a participar para ampliar ainda mais o alcance das ações e fortalecer vínculos familiares com informação e acolhimento. “Nunca se falou tanto na importância do investimento na primeira infância como ferramenta essencial para o desenvolvimento do Brasil. Diversos estudos têm reiteradamente comprovado que a destinação de recursos e o desenvolvimento de ferramentas para o desenvolvimento saudável de crianças na faixa de 0 a 6 anos se mostra como a mais importante estratégia para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”, conclui Acácia Lima.

Website: https://www.somosmaes.org.br/

Web Site: