Operação Porto Seguro: Bahia ultrapassa dois mil casos confirmados de Covid-19

Porto Seguro 29/4/2020 – Os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados.

O Portal Operação Porto Segurou com base em dados oficiais apurou que o estado da  Bahia registrou 2.081 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 454 pacientes recuperados e 70 óbitos, 1.557 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

No momento, 231 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 67 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.155 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 70 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Camaçari (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (37); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste sábado (25).

Os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

População com medo

A moradora de Porto Seguro, Rose Mary Dutra, afirma que está tomando as precauções. “Não gostamos do isolamento, mas não temos alternativa”, comenta. Para Paulo Rodrigues Weber a situação vai demorar para normalizar. “Pelo que vejo na TV ainda está longe para ter uma cura”, prevê o comerciante.

Cyonil Floriano, que é bancário, destaca que teve conhecidos que pegaram o vírus. “Tive um primo que pegou, mas conseguiu sair bem. Mas sofreu bastante”, lamenta.

O Governo da Bahia teve também grandes mudanças em sua rotina e realizou a primeira licitação pública por intermédio de videoconferência do Estado. A medida foi implementada como prevenção ao coronavírus, evitando a realização das licitações presenciais, que costumam gerar aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente. A adoção do recurso tecnológico também vai permitir que o Estado continue realizando os procedimentos licitatórios considerados essenciais para a população como a saúde, segurança, infraestrutura e outras.

A primeira licitação por videoconferência foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A sessão do Edital Seinfra/005/2020 ocorreu nesta quarta-feira (22), para contratação de pavimentação e adequação de calçadas de uma via na cidade de Santo Antônio de Jesus, que faz a ligação de diversos bairros à rodovia BA-046 e a outros municípios da região. Três empresas interessadas enviaram envelopes com suas propostas e acompanharam a sessão pública da licitação via sistema de videoconferências, indicado pelo órgão público. 

Presencialmente estavam presentes apenas a Comissão Permanente de Licitação, composta por três servidores públicos, que abriram os envelopes lacrados, contendo as propostas dos concorrentes. Também acompanhou os trabalhos um profissional de Tecnologia da Informação (TI), para eventuais intercorrências. A sessão foi realizada sem qualquer empecilho e os licitantes puderam interagir com os membros comissão, por meio da videoconferência.

Website: https://operacaoportoseguro.com.br/

Web Site: