Operação Porto Seguro: Carnaval movimenta economia da rede hoteleira

Porto Seguro, BA 2/3/2020 – No último dia oficial de carnaval, a Setur preparou um receptivo com música e baianas distribuindo fitinhas para dar as boas-vindas aos 13,6 mil passageiros

O Portal Operação Porto Seguro em sua cobertura sobre o Carnaval 2020 apurou que milhares de turistas desembarcam em Salvador para curtir o carnaval, impulsionando a rede hoteleira neste ano. O clima, as praias e a grande diversidade cultural, além da infraestrutura ajudaram a atrair mais turistas à capital baiana. No período houve uma média de ocupação de 95% na rede hoteleira, composta por mais de 40 mil leitos.

“Foi um carnaval excelente, tanto na capital quanto no interior do estado, que também teve ocupação acima dos 90%. Recebemos mais de dois milhões de visitantes no estado. Esses números são muito positivos para o período, resultado do trabalho que o Governo do Estado tem feito nos principais polos emissores de turistas. Mas também estamos estimulando a atração de visitantes o ano inteiro, com um modelo de trabalho intensivo”, destaca o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, ao portal do Governo da Bahia.

As regiões de destaque são os bairros próximos aos circuitos da folia, onde muitos hotéis operam com capacidade máxima. Situado no Campo Grande, na entrada do Circuito Osmar, o Wish Hotel da Bahia atingiu um pico de ocupação de 97%, na última sexta-feira (21). Para atender a demanda de turistas no período, mais de 400 voos extras foram disponibilizados pelas companhias aéreas para os principais destinos carnavalescos da Bahia, com destaque para Salvador e Porto Seguro.

No último dia oficial de carnaval em Salvador, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) preparou um receptivo especial com música e baianas distribuindo fitinhas para dar as boas-vindas aos 13,6 mil passageiros de quatro navios de cruzeiro ancorados no porto de Salvador. Profissionais do projeto Guias e Monitores também prestaram informações turísticas, deram dicas e tiraram dúvidas dos passageiros sobre lugares a visitar na cidade. 

Com capacidade para 5.210 pessoas, o navio Seaview desembarcou às 18h de segunda-feira (24), vindo de Santos (SP), e permanece em Salvador até 1h da Quarta-Feira de Cinzas (26), horário previsto para o transatlântico partir rumo a Ilhéus. A paulista Rosemary Noronha chegou a tempo de conhecer o carnaval. “Estou muito feliz em participar.”

Nesta terça-feira (25), o primeiro a atracar foi o Island Princess, com capacidade para 1.974 passageiros. A embarcação chegou de Búzios (RJ) às 7h e partiu às 17h. Logo em seguida foi a vez do MSC Fantasia, com capacidade para transportar até 3.952 turistas, que veio de Ilhéus e chegou às 8h em Salvador, partindo às 18h para Búzios. Por fim, o Costa Fascinosa, que transporta até 2.547 passageiros, chegou às 10h de Cabo Frio (RJ) e parte às 20h para Ilha Grande (RJ). 

Na Quarta-feira de Cinzas também tem navio aportando. É o Volendam, que chega de Ilhéus às 8h e segue para Recife às 17h. A capacidade é de 1.432 passageiros. Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), entre sábado de Carnaval (22) e a Quarta-feira de Cinzas (26), seis navios de cruzeiro fazem parada em Salvador, com estimativa de trazer o total de 15,6 mil visitantes. “A expectativa é imensa”, revela o turista Carlos Cesar. 

Operação Porto Seguro: segurança

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 42 foragidos da Justiça, no Carnaval de Salvador. A informação foi apresentada na útima quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, durante coletiva de balanço da festa.

Entre os suspeitos flagrados (40 homens e duas mulheres) e com ordem judicial de prisão, estavam dois envolvidos em homicídios, 13 relacionados a tráfico de drogas, 14 procurados por roubos, três ligados a furtos, entre outros casos. Em todos os casos, a ferramenta tecnológica indicou semelhança acima de 90%.

Os indivíduos foram conduzidos e passaram pelo processo de identificação humana, em alguns casos com o recurso do Face Check (foto da palma da mão e comparação das impressões digitais), ferramenta usada em fase de teste.

Pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador foi possível afirmar a quantidade mais próxima da realidade de pessoas nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A contagem foi realizada pelo Sistema de Reconhecimento Facial, que também confirmou uma grande migração do público para o circuito orla.

No total foram 11,7 milhões curtindo a festa entre quinta (20) e a quarta-feira de cinzas (26). Desses, 6,9 milhões se concentraram nos bairros da Barra e Ondina. No circuito Osmar (Centro) foram 3,4 milhões e no Batatinha (Centro Histórico) foram 1,4 milhões pessoas.

Website: https://operacaoportoseguro.com.br/

Web Site: