Operadoras de turismo veem o fim de 2020 de forma positiva

São Paulo 8/10/2020 –

Metade das operadoras de turismo do País vendeu viagens para os últimos dois meses de 2020. Isso mostra um avanço nos números, uma vez comparados ao período mais crítico da pandemia

A retomada da normalidade econômica continua de forma gradual no Brasil – e no turismo não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), metade das operadoras de turismo do País vendeu viagens para os últimos dois meses de 2020.

Isso mostra um avanço nos números, uma vez comparados ao período mais crítico da pandemia, em abril, quando a associação registrou que 54% das operadoras não conseguiu nenhuma venda. Já em agosto, após a reabertura do comércio e flexibilização da quarentena, o percentual foi de menos da metade em relação a quatro meses antes: 21%.

Vale explicar que as operadoras são as empresas que montam pacotes e itinerários de viagens, que, aí sim, são disponibilizados às agências de turismo para comercialização. No Brasil, cerca de 90% dos roteiros vendidos são elaborados por membros da Braztoa.

Para 2021, o cenário parece ainda mais animador. Segundo a pesquisa da Associação, 67% das operadoras já venderam viagens para o primeiro semestre do ano que vem e 38%, para o segundo. Outro dado relevante é a queda dos cancelamentos de venda, de 73% em julho de 2020 para 30% no mês seguinte.

Alta na procura por voos nacionais

Enquanto a alta do dólar e as restrições das fronteiras internacionais impedem o brasileiro de viajar para o exterior, a busca por destinos domésticos se intensificou entre agosto e setembro. Segundo levantamento da MaxMilhas – empresa especializada em vendas de passagens e milhas aéreas – em junho, 83% das pessoas vem mostrando interesse por viagens nacionais.

Além dos obstáculos monetários e de entrada em outros países, outro fator determinante para a crescente procura por cidades brasileiras foi a queda do ticket médio para alguns destinos, instigando o consumidor. A região Nordeste lidera o ranking dos locais mais pesquisados e requisitados.

Uma opção bem interessante para conhecer é o Jalapão. A região, localizada no estado do Tocantins, a menos de 200 km da capital Palmas, no Norte brasileiro, é um dos lugares que podem ser visitados o ano inteiro, com altas temperaturas ao longo do dia nas quatro estações. No inverno, somente, as noites podem variar de 13 ºC a 20 ºC.

Sua geografia oferece rios, cachoeiras e fervedouros contrastando com uma vegetação semiárida, composta por dunas, chapadas, serras e rochas, além de uma rica diversificação de plantas e animais.

Pioneira na promoção do ecoturismo no Jalapão, a Korubo é uma empresa que atua há 20 anos no mercado, levando milhares de turistas para conhecer a região, além de uma área exclusiva à beira do Rio Novo. Um diferente estilo de hospedagem baseado nos Campings Africanos e aposta na imersão à realidade de vida local, no contato com a natureza e na desconexão com a tecnologia.

Website: https://www.korubo.com.br/

Web Site: