Órgãos públicos buscam soluções para atendimento à população durante a pandemia

Ribeirão Preto, SP 28/1/2021 – O sistema automaticamente já faz a triagem da quantidade de pessoas, evitando aglomerações.

Os serviços de atendimento ao público restritos devido a necessidade de distanciamento social exigiu novas formas e ações para o atendimento dos cidadãos.

A crise causada pela Covid-19 acelerou o ritmo das transformações digitais no país. Na Gestão Pública não foi diferente. Com a necessidade de distanciamento social em razão da transmissão da Covid-19, os serviços de atendimento ao público foram restritos, o que levou a novas formas e ações para o atendimento dos cidadãos.

Um exemplo é o município de Ourinhos- SP, que já conta com uma nova funcionalidade que permite ao cidadão o agendamento on-line de horários para atendimento em uma central.

O sistema, disponível no portal do SAE (Superintendência de Água e Esgoto) de Ourinhos, foi desenvolvido pela SMARAPD, empresa que atua na área de softwares para gestão pública e dados variáveis em Ribeirão Preto, atendendo a demanda do órgão para adequações dos atendimentos em razão da pandemia, além de permitir uma gestão mais eficiente devido ao escalonamento e previsão das demandas.

“Antes dessa funcionalidade ser desenvolvida e com o retorno de parte dos atendimentos presenciais, os atendimentos eram feitos por aplicativo de mensagens e os dados deveriam ser exportados manualmente e trabalhados em uma planilha, o que não permitia um agendamento tão ágil e ainda era passível de falhas. A pedido do SAE de Ourinhos e em razão da limitação de atendimentos imposta pela pandemia, nós desenvolvemos o módulo de agendamento on-line. Pelo portal do órgão o próprio munícipe pode fazer o agendamento por tipo de serviço nos horários disponíveis. O sistema automaticamente já faz a triagem da quantidade de pessoas, evitando aglomerações, e os atendentes conseguem gerenciar melhor os agendamentos previstos, se programando para as atividades”, explica Arthur Almeida, coordenador do SMARsa.

Segurança, organização e qualidade do trabalho

Para Jonez de Melo Toffani da Silva, gerente de TI do SAE de Ourinhos, a iniciativa buscou oferecer não só segurança, mas também organização e qualidade do atendimento para o munícipe e para o funcionário.

“O sistema de agendamento distribui a demanda ao longo da semana e do mês, diminuindo o tempo de espera. O uso de agendamento on-line também mantém a segurança e organização, uma vez que evita aglomeração de pessoas, os funcionários sentem-se mais seguros para trabalhar. Outra questão muito importante é que os munícipes com o agendamento chegam menos estressados nos guichês de atendimento por aguardarem pouco na fila e isto faz com que o atendimento fique mais fácil e flua naturalmente, diminuindo desentendimentos”, avalia o gestor.

A funcionalidade está em operação integral desde novembro de 2020. Para ilustrar, em um período de um mês de uso já foram feitos 1.118 atendimentos via ferramenta.

O módulo foi o primeiro do tipo desenvolvido pela SMARAPD e será gradativamente apresentado para os demais clientes da SMARAPD.

“O resultado da implantação em Ourinhos foi bastante positivo. Estamos trabalhando junto com o cliente e implementando melhorias, novas funcionalidades que atendam às necessidades exclusivas desse cliente. Todo esse conhecimento irá permitir a apresentação dessa nova funcionalidade para os demais municípios atendidos pela empresa”, explica Almeida. Ele ainda complementa que a ferramenta será uma novidade para a maioria das cidades que são clientes da SMARAPD que não possuem recurso semelhante.

Website: https://www.instagram.com/smarapd/