Os benefícios dos óleos essenciais na estética e beleza

São Paulo 28/10/2019 –

A Aromaterapia é um tratamento milenar descoberto pelos povos antigos que utiliza o poder dos óleos essenciais extraído de plantas e seus aromas para tratar e prevenir doenças, proporcionando equilíbrio e bem-estar. Os relatos mais antigos são encontrados nos livros em sânscrito dos Ayurvedas (há mais de 2.000 A.C.), onde há descrições de técnicas rudimentares que os hindus utilizavam para a obtenção de produtos destilados, provavelmente álcoois aromáticos de espécies de capins do gênero Cymbopogon (capim limão e citronela) e mirra entre as mais de 700 substâncias aromáticas.

Desde então, constatou-se que os aromas e os óleos concentrados das plantas podiam proporcionar diversos benefícios para o corpo, inclusive em prol da beleza e estética. Muitos deles tratam e previnem estrias, celulites, rugas, marcas de expressão, estimulam o rejuvenescimento das células, ajudam a queimar gordura localizada, desintoxicar o organismo, melhorar a circulação sanguínea, entre outros.

Os óleos essenciais oferecem tantas vantagens à beleza e saúde porque possuem a energia vital da planta que é extraído, sendo capaz de oferecer a energia necessária para equilibrar e curar o corpo e a mente. No entanto, a Aromaterapia é uma medicina alternativa e deve ser complementar às técnicas e procedimentos estéticos específicos, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Confira a seguir quais são os óleos mais usados nos tratamentos estéticos e seus principais benefícios:

Erva-doce: melhora a circulação sanguínea, ajudando a combater a celulite. Além disso, apresenta ação diurética, que evita a retenção de líquidos, desintoxica o corpo e melhora o sistema linfático.

Junípero: não deixa o corpo reter toxinas e tem ação diurética.

Grapefruit: elimina toxinas retidas no corpo, ajudando a acabar com as gorduras localizadas e celulites.

Tea Tree ou Melaleuca: apresenta ação antibiótica e anti-inflamatória, ótima para ser usado em tratamentos de pele com acne.

Copaíba: favorece a cicatrização da epiderme

Alecrim: melhora a concentração, reduz a celulite, ativa a circulação e reduz a dor muscular, articular e contraturas.

Eucalipto: combate os ácaros, estimula os folículos do couro cabeludo e ajuda no tratamento das doenças das vias respiratórias.

Gengibre: alivia as náuseas, reduz a inflamação, estimula o sistema imunológico e nos ajuda a relaxar.
Sândalo: fortalece as unhas e o cabelo, hidrata a pele seca ou com problemas dermatológicos. Muito utilizado por seus efeitos calmantes e relaxantes.

Gerânio – para tratamento facial como anti-idade e nos tratamentos de manchas localizadas, pode ser empregado como clareador integral para a pele do corpo todo. Estimula o sistema linfático e é bactericida.

Cedro – ótimo para tratamentos faciais em peles maduras e com rugas. Combate problemas no couro cabeludo, HLDG, acne, artrite e psoríase.

Lavanda – excelente para aliviar insônia, tensão, cansaço, problemas de pele e odores. Por ser tão suave, pode ser aplicado sem diluição com compressas sobre queimaduras. Diminui cicatrizes e é ótimo para picadas de insetos. Ótimo para relaxamento corporal e facial, alívio de dores e para preparação para extração na limpeza de pele.

O uso da aromaterapia e seus benefícios na prática clínica serão temas de um dos fast-tracks (treinamentos) do IFAA BRAZIL 2019 (International Forum for Aesthetic and Antiaging), que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Esteticista, cosmetóloga, terapêutica quântica e palestrante, Bruna Marcon será responsável por apresentar as últimas novidades, aplicações e estudos sobre o assunto.

Informações e inscrições no site https://ifaabrazil.com.br

Website: https://ifaabrazil.com.br

Web Site: