Os concursos públicos mais esperados para 2021

Curitiba, PR 24/7/2020 –

Não se pode negar que os concursos públicos sempre estiveram em alta no Brasil. Dentro desse contexto, a defesa do interesse público pela administração pública passa diretamente pela disponibilização de agentes e servidores capazes de exercer funções públicas par atender a demanda populacional de todas as esferas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Nesse sentido, mesmo em meio ao enfrentamento direto de uma pandemia que pegou a todos de surpresa, muitos concursos continuam sendo mantidos para esse ano, alguns sendo atualizados e outros sendo adiados. Some-se a isso os certames já programados ou aguardados para o ano que vem, que continuam mantidos e são esses que estão no foco da maioria dos estudantes que se preparam para concursos públicos.

A maior parte dos concursos mais aguardados estão nas áreas jurídicas, policiais e de fiscalização. Os altos salários nessas áreas são o critério mais atrativo. Várias prefeituras que estavam com concursos previstos para esse ano, por exemplo, adiaram seus certames, como o concurso para Procuradoria do Município de Teresina, capital do Estado do Piauí. As inscrições para o cargo, que oferece salário de aproximadamente R$ 19 mil reais, com 30 horas semanais de trabalho, foram interrompidas sem previsão de retorno, o que pode significar que o concurso continue seu cronograma somente no ano que vem, dadas as circunstâncias atuais.

Nessa mesma linha as prefeituras de Belém-PA e Bertioga-SP, também caminham para a realização de seus concursos para o cargo de Procurador Geral do Município. A primeira já está com sua comissão formada para disponibilização de 5 vagas. Já Bertioga-SP já teve a realização do concurso autorizada em ato administrativo, para o provimento de 2 vagas neste cargo, algo que deverá acontecer em até 6 meses a contar a partir de 3 de julho de 2020, data da publicação do ato que o autorizou.

Na esfera estadual, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Distrito Federal também buscam o preenchimento de vagas para Procuradoria Geral. A seleção no Pará deve acontecer após o processo de licitação para contratação da banca organizadora escolher um vencedor, a oferta é de 24 vagas, além de cadastro de reserva. No Estado da Paraíba, a previsão é de 12 vagas e o regulamento já foi publicado. Já o Estado do Rio de Janeiro está com seu certame autorizado há quase dois anos, mas por uma série de problemas, irregularidades e por conta da pandemia enfrentada esse ano, o concurso deve retornar entre o segundo semestre desse ano e o início do ano que vem. Já o Distrito Federal, que teve seu concurso autorizado recentemente, contará com a oferta de 65 vagas para Procurador, sem dúvida a maior oportunidade até o momento nessa área.

Ainda no âmbito jurídico, diversas vagas para Defensorias Públicas Estaduais estão com comissões formadas e regulamentos publicados, além disso, os aspirantes a cargos do Ministério Público, como a Promotoria, poderão se programar para concursos no Sudeste, Norte e Nordeste do país que já estão com concursos anteriores vencidos e que já planejam a abertura de vagas para o ano que vem. Para Tribunais a situação é mesma, praticamente todos os Estados terão certames realizados seja para Tribunais Eleitorais, de Justiça ou do Trabalho.

Para a área policial, além das Polícias Civis e Militares de cada Estado e Guardas Municipais em diversos municípios que necessitam de atualização em seus quadros. Um dos concursos mais aguardados dos últimos anos finalmente poderá ser realizado. Trata-se do concurso para Polícia Federal, que deve ter dois editais divulgados entre outubro e novembro deste ano, para que as provas possam ser realizadas somente no ano que vem, as vagas serão distribuídas para os cargos de Delegado, Agente e Escrivão.

Há ainda uma forte expectativa para o concurso do Senado Federal, que já foi autorizado. E na área Fiscal as Secretarias de Fazenda dos Estados se preparam para a reestruturação de seus quadros, a maioria já iniciou os procedimentos para a realização dos concursos, como é o caso dos Estados do Paraná, Ceará, Espírito Santo e Bahia. Os demais ainda aguardam ações mais concretas.

As expectativas para concursos de âmbito da União também são grandes, principalmente em agências reguladoras como a ANVISA e ministérios como o Ministério da Saúde. Além disso é aguardada a continuação do Processo de Seleção Simplificada do IBGE, interrompido esse ano com o adiamento do senso para 2021.

O segredo, contudo, é continuar o ritmo de estudos e aproveitar esse momento de isolamento social para se concentrar nos livros e garantir uma dessas vagas.

Materiais de estudo para concursos podem ser acessados em https://novo.comprinhas.com.br/

Website: https://novo.comprinhas.com.br/

Web Site: