Os impactos do COVID-19 na transformação digital

São Paulo, SP 2/4/2020 – Grande parte das organizações já vinha incluindo o tema da transformação digital em suas pautas estratégicas. Mas, qual impacto dessa crise que estamos vivendo?

Se havia alguma dúvida sobre a necessidade de investir em transformação digital nas empresas, essa pandemia que estamos vivendo deixa bem claro que não dá mais para esperar. É literalmente uma questão de sobrevivência nesse mundo de mudanças exponenciais. A pandemia do COVID-19 gerou uma crise de saúde e econômica em todo o planeta e provavelmente seus impactos trarão reflexões e inúmeras mudanças sociais, econômicas e também modificações na estratégia e gestão das empresas.

Grande parte das organizações já vinha incluindo o tema da transformação digital em suas pautas estratégicas. A transformação digital é a integração da tecnologia com todos os aspectos da empresa, através de mudanças na sua cultura, na criação de valor, no uso de tecnologias e nos novos modelos de gestão. As novas tecnologias que permitem o trabalho remoto e o relacionamento das empresas com seus clientes, bem como o crescimento do mercado de comércio eletrônico, diversificando os canais de atendimento e trazendo um potencial competitivo enorme para organizações.

E qual impacto dessa crise que estamos vivendo nesse processo de transformação digital? Essa percepção da necessidade de digitalizar os modelos de negócios deve colocar, como prioridade, esse processo nas empresas que ainda não tinham se conscientizado nesse sentido. Ou seja, muitas instituições devem despertar para urgência de realizar essa transformação. Com a crise, muitas organizações estão precisando se reinventar da noite para o dia, mudando sua forma de trabalhar, seus modelos de negócios, sua forma de se comunicar internamente e externamente.

Em diversos setores, as empresas mais “digitais”, ou seja, que já trabalhavam com plataformas e tecnologia no seu cotidiano, devem ter mais facilidade de lidar com a crise do COVID-19. Seus colaboradores conseguem trabalhar remotamente, mantendo a produtividade. Através de plataformas digitais, foi possível manter reuniões, negociações, assinaturas de contrato, compartilhamento de informações e documentos etc. As lojas virtuais continuaram “abertas” 24 horas e o serviços web e mobile continuam sendo consumidos normalmente, desde que haja energia elétrica e provedores de internet. Enfim, a digitalização das empresas é cada vez mais um fator estratégico para sua sustentabilidade.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico dos cursos de Administração e de Gestão de TI na FIAP.

Website: http://www.fiap.com.br

Web Site:

Os impactos do COVID-19 na transformação digital

São Paulo, SP 2/4/2020 – Grande parte das organizações já vinha incluindo o tema da transformação digital em suas pautas estratégicas. Mas, qual impacto dessa crise que estamos vivendo?

Se havia alguma dúvida sobre a necessidade de investir em transformação digital nas empresas, essa pandemia que estamos vivendo deixa bem claro que não dá mais para esperar. É literalmente uma questão de sobrevivência nesse mundo de mudanças exponenciais. A pandemia do COVID-19 gerou uma crise de saúde e econômica em todo o planeta e provavelmente seus impactos trarão reflexões e inúmeras mudanças sociais, econômicas e também modificações na estratégia e gestão das empresas.

Grande parte das organizações já vinha incluindo o tema da transformação digital em suas pautas estratégicas. A transformação digital é a integração da tecnologia com todos os aspectos da empresa, através de mudanças na sua cultura, na criação de valor, no uso de tecnologias e nos novos modelos de gestão. As novas tecnologias que permitem o trabalho remoto e o relacionamento das empresas com seus clientes, bem como o crescimento do mercado de comércio eletrônico, diversificando os canais de atendimento e trazendo um potencial competitivo enorme para organizações.

E qual impacto dessa crise que estamos vivendo nesse processo de transformação digital? Essa percepção da necessidade de digitalizar os modelos de negócios deve colocar, como prioridade, esse processo nas empresas que ainda não tinham se conscientizado nesse sentido. Ou seja, muitas instituições devem despertar para urgência de realizar essa transformação. Com a crise, muitas organizações estão precisando se reinventar da noite para o dia, mudando sua forma de trabalhar, seus modelos de negócios, sua forma de se comunicar internamente e externamente.

Em diversos setores, as empresas mais “digitais”, ou seja, que já trabalhavam com plataformas e tecnologia no seu cotidiano, devem ter mais facilidade de lidar com a crise do COVID-19. Seus colaboradores conseguem trabalhar remotamente, mantendo a produtividade. Através de plataformas digitais, foi possível manter reuniões, negociações, assinaturas de contrato, compartilhamento de informações e documentos etc. As lojas virtuais continuaram “abertas” 24 horas e o serviços web e mobile continuam sendo consumidos normalmente, desde que haja energia elétrica e provedores de internet. Enfim, a digitalização das empresas é cada vez mais um fator estratégico para sua sustentabilidade.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico dos cursos de Administração e de Gestão de TI na FIAP.

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