Os modelos de corrimão e guarda-corpo e em aço inox

Guarulhos/ SP 17/3/2020 – Seu custo-benefício é maior por conta de sua durabilidade diferenciada, o que prorroga o seu tempo de vida útil.

Um item essencial para uma construção e obrigatório dentro das normas ABNT é o corrimão: fundamental para proporcionar segurança em escadas e rampas, além de contribuir com a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Por ser funcional, são diversos os benefícios que ele pode fazer, além de ser considerado uma peça decorativa para os ambientes. Para que ele tenha cada vez mais vantagens, o material mais recomendado para confecção, tanto por arquitetos como por engenheiros, é o aço inoxidável, o inox.

A Projinox, referência na fabricação de corrimão e guarda-corpo inox, explica que a vantagem e diferenciais do inox é o apoio seguro, ergonômico e prático para quem se movimenta por escadas, sobretudo para idosos e portadores de necessidades especiais.

Apesar de oferecer a mesma funcionalidade, outros materiais não contam com os mesmos atributos do inox, acabando por ser mais custosos com o decorrer do tempo. A madeira, por exemplo, além de ter uma mão de obra mais delicada, necessita de maior manutenção e seu prazo de vida útil é menor do que o corrimão inox. “Contudo, além da instalação simplificada e da economia atribuída, o corrimão de aço inox também é indispensável para quem busca qualidade na saúde e higienização facilitada”, explica o diretor comercial da Projinox, Douglas Brito.

Em muitos casos, o corrimão inox conta também com o guarda-corpo inox, sobretudo em sacadas e pisos elevados, seja em vidro ou com a própria estrutura metálica, aumentando a beleza e a proteção dos locais.

Os modelos de corrimão inox

  • Corrimão inox simples: É usado em escadas no geral, tanto em empresas como residências. Trata-se de um único tubo, com a ergonomia necessária para atender a NBR 9050. Sua instalação é simplificada e sua vida útil é extremamente alta, se for mantido os cuidados básicos com o aço;
  • Corrimão inox duplo: Ideal para quem se preocupa com as crianças e, sobretudo, acessibilidade. Ideal para locais público e de grande circulação, como cinemas, metrôs, shoppings, hospitais e aeroportos. Visto em escadas e também em rampas;
  • Corrimão inox PNE: Utilizado quando não há paredes para instalação, sendo necessário os pés. É visto com frequência nas entradas de locais de grande circulação, como prédios públicos, faculdades e estações do metrô. Em piscinas também é largamente utilizado.

Guarda-corpo também é item essencial para segurança

Aliado direto do corrimão, o guarda-corpo inox garante a segurança das pessoas em sacadas, mezaninos, escadas, rampas, passarelas, piscinas e corredores. Sua instalação deve estar em acordo com a norma NBR 14.718, que estabelece as regras para esse item tanto em residências quanto em estabelecimentos públicos e comerciais. A seguir, alguns modelos:

  • Guarda-corpo com grade: Conta com tubos (quadrado, retangular ou redondo) instalados na vertical, formando um gradeado. Ideais para residências, escolas e creches, pois inibe a passagem de crianças entre os vãos. Para isso, o espaçamento deve respeitar as especificações normas da ABNT;
  • Guarda-corpo com vidro: Robusto, mas ao mesmo tempo clean, transmite uma imagem moderna. O vidro temperado é usado para garantir proteção total. Há opções de ser fixado com tubos, batentes ou ainda ser guarda-corpo autoportante (quando fica visível somente o vidro). É visto em locais de uso coletivo, como shoppings, estações de metrô, hospitais e prédios comerciais;
  • Guarda-corpo inox com cabo de aço: É uma opção versátil e com um estilo diferente. Opções de fixamente por parabolt, chumbador químico ou parafuso atarraxante. O modelo com cabo de aço se destaca por oferecer um ar mais arrojado, pois conta com a estrutura de inox e apenas os lances em cabo de aço;
  • Guarda-Corpo com lance: Modelo padrão. Pode ser fabricado com diferentes quantidades de lances, bem como em opções de tubos quadrado, retangular ou redondo.

Conclusão

Por esses e outros motivos, o aço inoxidável é o material mais recomendado para obras em indústrias ou residências. Seu custo-benefício é maior por conta de sua durabilidade diferenciada, o que prorroga o seu tempo de vida útil.

Além disso, o corrimão e guarda-corpo inox são peças que nunca saem de moda, pois combina com tudo até mesmo em projetos mais vintage.

Sobre a Projinox

A Projinox, com 20 anos de experiência, é fabricante especializado em produtos em aço inoxidável, contando com maquinário de ponta que permitem cortes refinados e dobras precisas, resultando em um acabamento final primoroso. A empresa ainda dispõe de engenheiros para auxiliar na criação do projeto e equipe técnica para instalação que respeita as normas ABNT.

Website: http://www.projinoxindustria.com.br

Web Site: