Os principais tipos de empreendedorismo no Brasil

São Paulo, SP; 25/8/2020 –

Com a realidade do Brasil atual, os tipos de empreendedorismo estão em constante crescimento, isso porque com o desemprego e as contas chegando as pessoas se veem obrigadas a manter a renda de alguma forma. A verdade é que empreender é uma grande oportunidade para quem quer ser o próprio patrão e trabalhar com aquilo que realmente gosta.

Mesmo conseguindo trabalhar com aquilo que gosta, muitas pessoas se encontram insatisfeitas com seus empregos e isso se deve por vários motivos, seja porque a empresa não oferece plano de carreira, o funcionário está desmotivado ou até mesmo porque ele julga desgaste trabalhar em um ambiente onde não é valorizado. Por esses e outros motivos é que os tipos de empreendedorismo vêm crescendo cada vez mais no país.

Tornando-se um empreendedor a realidade é outra, sem um chefe, flexibilidade de horários, liberdade para criar e a oportunidade de crescer.

Como ser um empreendedor bem-sucedido?

Essa é a uma das principais perguntas que uma pessoa que quer começar a empreender faz e não existe uma única resposta para isso. Para que o sucesso de uma empresa aconteça não basta somente conhecer os diferentes tipos de empreendedorismo, é necessário uma junção de fatores, dentre eles estão:

Controle financeiro: quem quer empreender precisa fazer um controle de finanças da empresa, de que forma o dinheiro está sendo distribuído, como atuar de maneira estratégica no seu ramo e saber gerenciar o estoque também é fundamental.

Criatividade: esse elemento é fundamental para todos os tipos de empreendedorismo. É preciso ter criatividade para criar diferenciais e se destacar dentro do segmento escolhido.

Conhecimentos técnicos: o conhecimento técnico é muito importante, principalmente conhecimento na área de marketing e administração, pois possibilita um melhor conhecimento do público e do mercado alvo.

Os principais tipos de empreendedorismo do Brasil

Antes de começar um negócio é importante saber quais são os principais tipos de empreendedorismo no Brasil e que nenhuma forma de empreender é igual a outra.

Empreendedorismo digital: sem dúvidas esse é um dos tipos de empreendedorismo que mais cresce, de forma resumida e prática de entender o empreendedorismo digital é criar um negócio que funcione na internet, é a oportunidade de ver o cenário do ambiente digital como um espaço para fazer negócios.

Há muito tempo a internet deixou de ser apenas um lugar de entretenimento e diversão, hoje um dos fatores que mais movimenta a internet é o empreendedorismo digital. Grandes empresas físicas apostaram no mundo digital para aumentar as suas vendas

Empreendedorismo individual: o empreendedorismo individual permite ao profissional a oportunidade de empreender por conta própria no mercado, as formas mais comuns de fazer isso é se tornando MEI (Microempreendedor Individual) ou é possível também abrir uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Na prática, tornar-se um MEI é dos tipos de formalização de menor porte e mais fácil para começar a atuar no mercado. Começar a trabalhar como um profissional liberal é ter a oportunidade de começar o próprio negócio e ganhar mais dinheiro.

Empreendedorismo informal: o desemprego no Brasil apresentou uma queda em 2020, mas isso não quer dizer necessariamente que novos empregos formais estão sendo gerados. Dados do IBGE mostram que essa queda no desemprego está relacionada ao fato de muitas pessoas estarem empreendendo de maneira informal. Atualmente aproximadamente 40,9% dos brasileiros estão trabalhando informalmente.

O empreendedorismo informal é um dos tipos de empreendedorismo em que o empreendedor pratica uma atividade sem uma formalização do governo, um exemplo disso são os vendedores ambulantes, vendedores com barracas de rua e entre outros que trabalham sem nenhum tipo de formalização.

Modelo de franquia: nesse modelo de negócio, o empreendedor precisa de um investimento maior, porém, há um ganho de tempo, facilidade, possibilidade de competir com empresas maiores e um apoio comercial e estratégico dos franqueadores.

Website: https://waac.com.br/