Outubro Rosa: marca de joias lança coleção exclusiva e doa parte do lucro para instituição

Florianópolis, SC 29/10/2019 –

O mês de outubro é conhecido por trazer à luz um assunto extremamente importante: o câncer de mama. É quando acontece a campanha Outubro Rosa, uma iniciativa para conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da doença. Os dados divulgados pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer – reforçam a necessidade da ação.

De acordo com o órgão, a estimativa é que 59.700 novos casos sejam identificados entre a população feminina brasileira em 2019. Dessa forma, o risco apresentado a cada 100 mil mulheres é de 56 diagnósticos. Entre todos os tipos de câncer, o câncer de mama é um dos que mais afetam as mulheres no país, correspondendo a 25% dos casos.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são altas. Por essa razão, é essencial manter vivas as discussões acerca do tema. A realização do autoexame e dos exames periódicos são fundamentais para o reconhecimento do câncer de mama ainda em estágio inicial.

Saber quais são os primeiros sintomas da doença auxilia na identificação precoce. Embora o surgimento de nódulos – normalmente indolores, fixos e endurecidos – seja o mais comum, existem outros indícios, como: pele com aspecto de casca de laranja ou avermelhada, mudanças na aparência dos mamilos e secreção espontânea de líquidos.

Exames de rotina: cuidado que pode salvar vidas

Embora sejam amplamente divulgados durante o Outubro Rosa, o autoexame e os exames periódicos de mama ainda geram muitas dúvidas entre o público feminino. No entanto, realizá-los conforme as orientações médicas é fundamental para identificar o câncer mamário ainda nos primeiros estágios e dar início ao tratamento a fim de eliminar o tumor.

Durante o Outubro Rosa, a prevenção ganha os holofotes, mas o assunto precisa ser tratado com seriedade ao longo de todo o ano. Isso porque aproximadamente 80% dos casos são descobertos pela população feminina através do autoexame. A recomendação é que mulheres a partir de 20 anos realizem o procedimento sete dias após o começo da menstruação.

Já a mamografia, capaz de escanear alterações antes mesmo do aparecimento de sintomas ou nódulos palpáveis, é indicada a partir dos 40 anos de idade e deve ser feita anualmente. Para mulheres com histórico de câncer de mama na família, o acompanhamento médico com o exame pode começar mais cedo.

Além dos exames de rotina, a campanha Outubro Rosa coloca em destaque outros hábitos que, quando colocados em prática, ajudam a prevenir o câncer de mama. Segundo a Fundação do Câncer, práticas como não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada fazem toda a diferença na prevenção.

Empresas apoiam o Outubro Rosa

A fim de garantir ainda mais visibilidade à causa, várias instituições e empresas investem em ações durante todo o mês de outubro. É o caso da Joiasgold, que criou uma coleção exclusiva de joias para o Outubro Rosa de 2019. A campanha tem como madrinha a cantora Ivete Sangalo e beneficiará o Hospital de Amor com os lucros obtidos na venda das peças.

Além dos itens da coleção É tempo de amor, parte do lucro arrecadado com as vendas realizadas nos meses de outubro e novembro em todo o site também será revertido para a organização. O Hospital de Amor, localizado em Barretos, é especializado no tratamento de câncer e oferece exames gratuitos para a população.

O proprietário da Joiasgold reafirma a importância de ações como essa e da realização dos exames periódicos na prevenção e detecção precoce do câncer mama.

Website: https://www.joiasgold.com.br

Web Site: