Painel de discussão sobre computação de alto desempenho (HPC) aplicada a petróleo e gás discutirá a importância da tecnologia para descobertas no setor

Brasil 5/10/2020 – Versatus HPC participa de painel de discussão promovido pelo IBP sobre computação de alto desempenho (HPC) aplicada a Oil & Gas dia 6/10 às 18h. Assista!

O evento online gratuito é promovido e mediado pelo IBP e contará com a presença da Versatus HPC, Dell Technologies, Petrobras, RCGI-USP e SENAI CIMATEC

Visando difundir o conhecimento sobre a computação de alto desempenho e os benefícios que seu uso pode trazer ao setor de óleo e gás, a Versatus HPC participará da próxima edição da TECHTerça, webinar que o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realiza, no próximo dia 06, às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Neste evento virtual, estarão presentes, como painelistas, Joaquim Merino, HPC Latam leader da Dell Technologies; Marcelo Pinheiro, diretor e fundador da Versatus HPC; e Adhvan Novais, do SENAI CIMATEC, além dos usuários de computação de alto desempenho Bruno Carmo, vice-diretor científico do RCGI (Poli-USP); e Mateus Goes Castro Meira, gestor da rede de geofísica aplicada Petrobras/Cenpes. A mediadora será Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP. Ao final do painel, haverá uma sessão de perguntas e respostas.

O encontro ocorre em um contexto em que obter maior aproveitamento dos reservatórios, aumentando a produtividade na extração, é um dos principais objetivos das empresas de exploração de petróleo e gás.

Para alcançá-lo, é fundamental concentrar esforços e realizar investimentos tanto em soluções já existentes que propiciem um melhor aproveitamento das reservas, quanto em pesquisa e desenvolvimento de novos métodos e abordagens.

A computação de alto desempenho otimiza e acelera as pesquisas neste mercado, permitindo ganhos significativos. Dentre as aplicações do mercado de O&G que demandam HPC, destacam-se: avaliação e simulação de reservatórios de última geração, melhoria no projeto de sistemas de tubulação submarina, processamento sísmico de alto desempenho, plataforma analítica ágil e proteção contra ameaças de segurança.

Serviço: TECHTerça | Computação de Alto Desempenho aplicada a O&G

Data: 06/10/2020