Parceria entre empresas vai tornar mais rápida e simples a abertura de contas vinculadas

São Paulo, SP 23/3/2020 – Pouco conhecidas pelo grande público, as contas vinculadas são um elemento chave em operações financeiras de grande porte como financiamentos estruturados.

Pouco conhecidas pelo grande público, as contas vinculadas são um elemento chave em operações financeiras de grande porte como financiamentos estruturados e fusões e aquisições de empresas. Como certas negociações deste tipo costumam trazer consigo altos riscos financeiros, as partes envolvidas tendem a colocar certos ativos – dinheiro ou aplicações financeiras, junto a uma terceira parte independente para reduzir o risco dessa operação.  O contrato de conta vinculada serve como garantia para acordos comerciais.

Esse ativo fica sob responsabilidade de um terceiro, até que o acordo seja cumprido pelas partes do negócio. Normalmente é realizado um depósito em dinheiro ou uma aplicação financeira, numa conta criada com esta finalidade que deve ser movimentada estritamente de acordo com o contrato.

A terceira parte, o “agente de conta vinculada”, geralmente se responsabiliza pela guarda, administração e destinação dos ativos depositados. O depósito garante, nos casos de fusões e aquisições, que o comprador poderá se ressarcir de eventuais contingências decorrentes da processos legais, fiscais ou trabalhistas que surjam após a compra. Nos casos de financiamentos estruturados, o fluxo de recebíveis da devedora e o saldo em conta vinculada servem como uma garantia aos credores para o pagamento das obrigações.

Provedora líder global de serviços empresariais, presente em mais de 80 países, TMF Group tem larga experiência na realização e administração de contratos conta vinculada tanto em processos de fusões e aquisições como em financiamentos estruturados. Para tornar mais rápida, econômica e transparente a abertura de contas vinculadas, a TMF Group estabeleceu uma parceria com o FitBank, uma das fintechs mais inovadoras do país.

“O Índice de Complexidade Corporativa, publicado pela TMF Group em 2019, situa o Brasil no terceiro lugar na lista dos países mais complexos para se fazer negócio em todo o mundo. A solução apresentada pela parceria entre a TMF Group e a FitBank, uma pode ajudar o país a reduzir seu grau de complexidade” disse Rodrigo Zambon, Diretor Geral da TMF Brasil.

O FitBank vem se consolidando como uma das maiores plataformas de gerenciamento de pagamentos do país. A fintech é regulada pelo Banco Central e possui um sistema Open Banking completo, no qual é possível realizar e monitorar uma série de transações bancárias e financeiras por meio de uma solução em nuvem altamente escalável, entregue via API e conectada a 14 bancos.

“A TMF Group já oferece soluções flexíveis, ajustadas às necessidades individuais de seus clientes, e isso está totalmente de acordo com a proposta do FitBank. Nossa plataforma completa de Open Banking foi desenvolvida a partir de três pilares: conectividade, rastreabilidade e flexibilidade. Nosso objetivo é dar às empresas o poder de um banco, de acordo com cada tipo de negócio e suas dinâmicas”, destacou Otavio Farah, CEO da plataforma.

“O Brasil está começando um forte ciclo de investimentos em infraestrutura. O Programa de Parceria de Investimentos tem uma série de projetos de privatização e concessão aprovados. Esses projetos irão a leilão em breve a maioria deles necessitará de uma conta escrow”, disse Karla Fernandes, Diretora de Capital Markets Services e COSEC na TMF Brasil.

Website: https://www.tmf-group.com/pt-br/