Parcerias entre Condepe, Cieti e Fleci visam o fortalecimento da categoria

São Paulo 31/1/2020 – Juntos podemos trabalhar mais e melhor pelo reconhecimento da enfermagem em terapia intensiva na América Latina, diz Renata Pietro.

Em abril de 2020, o Transamerica Expo Center receberá o 3º Condepe – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, que nesta edição traz como tema “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”. Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais focados em transmitir as mais modernas práticas e trazer os temas mais relevantes para o aprimoramento dos participantes do congresso, que em 2020 homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale – reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo, que há 200 anos já declarava: “a enfermagem é uma arte” – e amplia sua atuação com alcance internacional.

Esta edição traz duas importantes novidades: a participação inédita do congresso da Fleci – Federação Latino-americana de Enfermagem em Cuidado Intensivo, membro da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Intensivos, ampliando o alcance do evento para a América Latina; e a parceria com o Cieti – Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva, que passa integrar a programação oficial do Condepe.

A Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva – sediada na Cidade do México, com presença na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – tem como filosofia o empoderamento da categoria, através da colaboração com organizações de enfermagem em terapia intensiva e profissionais, sem distinção de qualquer tipo.

O avanço na arte e ciência da enfermagem, um dos principais pilares do Condepe desde sua primeira edição, em 2018, através da premiação de trabalhos científicos, aproxima ainda mais os dois eventos. A presidente do Comitê Científico do Condepe, Dra. Renata Pietro, também presidente do Coren SP – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, ressalta a importância desta parceria: “Juntos podemos trabalhar mais e melhor pelo reconhecimento da enfermagem em terapia intensiva na América Latina, através da cooperação e colaboração entre profissionais da categoria, estabelecendo padrões comuns entre os países membros da Fleci para educação, prática e gerenciamento de enfermagem em terapia intensiva”.

“A adesão da Fleci ao Condepe vem em um bom momento. Com certeza esta parceria será importante na promoção e apoio para as iniciativas de pesquisa em terapia intensiva que permitam avanços no cuidado da pessoa gravemente enferma e de sua família, além de colaborar para a evolução dos programas de educação”, reitera Dr. Oscar Cabrera, presidente da Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva.
Fundada em 2010 por um grupo de enfermeiros intensivistas, a Abenti tem como objetivo a promoção e integração entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

“Como parte das atividades de divulgação do conhecimento realizamos eventos nacionais e internacionais e promovemos a certificação profissional do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva”, diz a Presidente da Abenti, a enfermeira maranhense Wildlani Sousa Montenegro. Após dez anos, o evento que começou como Fórum e depois Simpósio Internacional, evoluiu para Congresso. “O Cieti é o maior evento de Enfermagem em Terapia Intensiva de referência nacional para os enfermeiros”, diz com orgulho, e completa: “Nosso evento congrega lideranças de enfermeiros intensivistas, docentes, enfermeiros assistenciais, residentes, enfermeiros cursando pós-graduação, acadêmicos, ligas acadêmicas e técnicos de enfermagem de todo o território nacional. É um momento de interação cientifica, política e social”. E, a partir de 2020, Condepe e Cieti resolveram fortalecer as discussões em macroprojeto e entenderam que essa parceria traria fortalecimento para a categoria.

As inscrições de trabalhos científicos para 2020 estão abertas e devem ser feitas através do site oficial do Condepe – https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/inicio.php. O prazo se encerrará em 31 de março de 2020 ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos e o profissional deverá obrigatoriamente estar inscrito na 3º edição do Congresso – as inscrições devem ser realizadas no site da instituição – http://condepe.com.br/inscreva-se/) – até 19 de abril de 2020.

3º CONDEPE – CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Tema: “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”
22 e 23 abril de 2020, quarta e quinta-feira
TRANSAMERICA EXPO CENTER
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Telefone: (11) 5643-3035
E-mail: [email protected]
Inscrições: http://condepe.com.br/inscreva-se/

Website: http://condepe.com.br/

Web Site: