Parte dos brasileiros sente dificuldade em adotar hábitos de consumo consciente

São Paulo 14/1/2020 –

O Brasil é um dos países que mais produz lixo no mundo. A maioria dos brasileiros sabe e entende que o consumo desenfreado de recursos naturais causa graves impactos ao meio ambiente, no entanto, a população ainda é muito resistente em adotar atitudes e comportamentos sustentáveis no dia a dia.

Para que haja um avanço na questão da sustentabilidade, é preciso que o acúmulo de lixo seja evitado e que seja adotado um consumo consciente. O equilíbrio é o cerne da questão. A população precisa refletir sobre seus hábitos de consumo, se preocupar não só com o que está sendo consumido, mas também com o porquê e como consumir. É preciso entender que suas atitudes irão refletir na economia e na natureza.

O acúmulo de lixo é outro problema. Ao consumir mais do que o necessário, as pessoas, além de comprometer os recursos naturais do planeta, também produzem muito lixo. Esses excessos, muitas vezes, são descartados de forma inadequada, sem passar por um processo de reciclagem.

97% dos brasileiros apresenta dificuldade em adotar hábitos de consumo consciente

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a grande maioria da população brasileira, cerca de 97% dos entrevistados em todo o Brasil, respondeu que tem dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.

Os principais motivos alegados pelos entrevistados para não incluírem hábitos mais sustentáveis e conscientes no seu dia a dia são o preço elevado dos produtos orgânicos (37%) e a dificuldade em separar o lixo orgânico do reciclável (32%).

Outros responderam que não conseguem reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente e alegaram ter dificuldades em conscientizar pessoas próximas sobre a responsabilidade do consumo.

Mudanças simples adotadas na rotina diária já fazem a diferença e reduzem bastante a quantidade de lixo gerado, como reduzir o consumo de sacolas plásticas, reaproveitar cascas e folhas dos alimentos e doar roupas e sapatos que você iria jogar fora. Muitas vezes, o que é lixo para uns, pode ser muito útil para outros.

Existem empresas sérias e muito preparadas no mercado que apresentam soluções inteligentes para conter o problema da má gestão de resíduos. A Sanepav é uma delas.

Sanepav auxilia no descarte correto de resíduos

É preciso se preocupar em adotar um consumo consciente no dia a dia para diminuir a produção de lixo. Reciclar os resíduos também é uma solução para conter o acúmulo de rejeitos no planeta.

A empresa Sanepav, fundada há 23 anos, atua oferecendo soluções na área de saneamento, limpeza urbana e gerenciamento de resíduos. A empresa contribui e oferece maneiras diversas para lidar com o problema do descarte de lixo, apresentando soluções para um melhor suporte no descarte de resíduos, incluindo coleta manual e mecanizada.

Sanepav CPI | Por dentro da Sanepav

Basta acessar o site para conhecer mais sobre os serviços prestados pela Sanepav.

Website: https://sanepav.com.br/