Pedagogia Waldorf completa 100 anos e cresce 200% no Brasil nos últimos dez anos

17/10/2019 –

As iniciativas Waldorf cresceram 200% desde 2009 e já alcançam mais de 16 mil alunos em 21 estados brasileiros

Com base em conceitos de antroposofia e visão integral do ser humano, a Pedagogia Waldorf completa cem anos em 2019. Atualmente, suas iniciativas constituem o terceiro maior movimento de escolas no país e em pouco mais de dez anos registram crescimento de mais de 200%, segundo a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB).

No Brasil desde 1956, a partir da fundação da primeira escola em São Paulo, a pedagogia ganhou espaço e hoje conta com mais de 16 mil alunos, 1.700 professores e 280 iniciativas em 21 estados brasileiros.

“Nossa proposta é formar cidadãos e profissionais mais conscientes dos aspectos humanos”, comenta Cristina Velasquez, Articuladora Pedagógica da Federação Escolas Waldorf Brasil. “Acreditamos que, ao desenvolver habilidades socioemocionais, nossos alunos estejam mais preparados para as demandas do mercado de trabalho do futuro, em que soft-skills como comunicação, criatividade e pensamento crítico serão competências essenciais para a vida profissional”.

Conceito

Criada em 1919, na Alemanha, a pedagogia contempla as dimensões corporais, psicológicas e espirituais do ser humano com um currículo diferenciado que se preocupa e compreende as diferentes fases de desenvolvimento de seus alunos.

São mais de 60 países que utilizam os direcionamentos de ensino Waldorf para a formação de adultos com maior empatia e pensamento criativo e social.

Hoje em dia, outras iniciativas baseadas na antroposofia e na pedagogia Waldorf tiveram espaço no Brasil, desde a produção de medicamento a ações sociais e agricultura biodinâmica.

Frente social

A Waldorf possui diversas parcerias com instituições públicas em todo o mundo, sendo que no Brasil existem 15 projetos sociais e escolas públicas que trabalham com a Pedagogia ou que integram alguns de seus elementos.

A Escola de Resiliência Horizonte Azul é um dos exemplos dessas iniciativas. Com a aprovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a instituição oferece ensino formal gratuito até o quinto ano, com base no trabalho comunitário, colaboração de famílias e suporte financeiro da Associação Pedagógica Rudolf Steiner (APRS), assim como doações de outras instituições.

“Queremos ser referência de educação pública humanizadora e contribuir para a criação de uma cultura de paz de forma acessível para diferentes camadas da população”, finaliza Velasquez.

Sobre a Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB)
A Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB) foi fundada em 1998 com o intuito de coordenar as atividades e demandas das escolas Waldorf em todo território nacional. Nos últimos anos foi registrado um significativo crescimento das iniciativas Waldorf no país. Desde quando foi criada, a abordagem se espalhou pelo mundo. Atualmente, mais de 60 países fazem uso de seus processos de ensino-aprendizagem que visam a formação de adultos livres, com pensamento individual e criativo, sensibilidade artística, social e pela natureza, uma vez que se destina também à sustentação do desenvolvimento integral da criança e do jovem. Segundo dados da FEWB de 2019 existem no Brasil 88 escolas Waldorf filiadas, sendo 42 jardins-de-infância, 19 escolas com Fundamental I e 15 com Fundamental II e 14 escolas que vão até o Ensino Médio nas cinco regiões brasileiras. Além destas, outras 180 iniciativas Waldorf estão em processos de filiação. Hoje, com 21 anos de existência, a FEWB registra um crescimento de mais de 200% de iniciativas Waldorf no país em pouco mais de dez anos.

Website: http://www.fewb.org.br/

Web Site: