Pediatria: área médica segue em expansão pelo país. Região Sudeste possui mais da metade dos pediatras do Brasil

São Paulo, São Paulo 18/2/2020 – Segundo dados da Demografia Médica 2018 o número de médicos especialistas está aumentando no Brasil, por conta da expansão de programas de residência médica

O número de pediatras no Brasil aumentou mais de 10% em dois anos. Atualmente, são cerca de 40 mil especialistas aprovados na prova de titulação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A pediatria é atualmente a segunda maior especialidade médica no país, ficando apenas atrás da Clínica Médica.

Segundo dados da Demografia Médica 2018 o número de médicos especialistas está aumentando no Brasil, isso se deve ao fato da expansão de programas e de vagas de residência médica. Porém, a distribuição de pediatras nos estados brasileiros ainda é ruim. Há uma grande concentração nos estados mais desenvolvidos e nas capitais. Mais da metade dos pediatras, aproximadamente 55%, estão localizados na região Sudeste do país. Longe desses números está o Nordeste e o Sul com 16,2%, o Centro-Oeste com 8,6% e o Norte com 4%.

As pós-graduações Lato Sensu na área médica são voltadas para profissionais graduados em Medicina, que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho, além de fortalecer seus conhecimentos teóricos e práticos na área. Para ser intitulado especialista, o médico deverá preencher todos os pré-requisitos exigidos pela Sociedade Brasileira da especialidade escolhida, além de ser aprovado na prova de título.

Sabendo dessa necessidade de capacitação e qualificação dos médicos, o FGMED está com inscrições abertas para novas turmas de Pediatria na cidade de São Paulo (Capital). Os encontros serão sempre aos finais de semana. Geralmente, a cada dois meses.

O curso tem carga horária de 9072 horas e duração de 36 meses. Dentre as disciplinas abordadas nos encontros estão: aleitamento materno, terapia nutricional, aspectos atuais da medicina de adolescentes; urgência, emergência e UTI pediátricas e cirurgia infantil.

O corpo docente da instituição é composto por doutores, mestres e especialistas. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além disso, os alunos dispõem de acesso ao sistema de aprendizado virtual durante 24 horas por dia.

Para inscrever-se, os interessados deverão acessar fgmed.org ou pelo telefone 0800 11 1111.

Website: http://fgmed.org

Web Site: