Periódico internacional especializado destaca programa desenvolvido no CETTRO

Brasília, DF 3/11/2020 – “A presença de sintomas de ansiedade e depressão no início do tratamento é um fator de risco psicológico”

No dia 12 de outubro, ganhou repercussão, em uma revista de renome mundial, uma iniciativa pioneira do Centro de Câncer de Brasília (Grupo CETTRO): um programa de avaliação seriada de pacientes com câncer, que teve início no ano de 2008. No programa, sintomas de ansiedade, depressão, distress e qualidade de vida são mensurados em diferentes tempos do tratamento oncológico.

O artigo, intitulado: “Associação entre o nível de ansiedade e depressão e problemas relacionados ao distress em pacientes com câncer tratados em uma instituição privada brasileira”, foi publicado na revista Psycho‐Oncology. Dados coletados no período de junho de 2008 a maio de 2013 foram incluídos no recorte do estudo. No total, 655 pacientes foram avaliados por meio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e do Termômetro de Distress (lista de problemas), em três momentos do tratamento oncológico, com intervalo de três meses entre cada avaliação.

Pacientes adultos, recém-diagnosticados com qualquer tipo de câncer, que iniciariam o tratamento oncológico, estavam elegíveis para participar do programa e deram seu consentimento para participar da pesquisa. “Nossos resultados mostraram que, embora a quantidade de problemas relacionados ao distress reduza gradualmente no decorrer do tratamento, ela permanece alta para aqueles pacientes que já apresentavam sintomas de ansiedade e depressão no início do tratamento. Ou seja, a presença de sintomas de ansiedade e depressão no início do tratamento é um fator de risco psicológico”, declarou a psicóloga Cristiane Decat Bergerot, PhD (CRP DF 01/10454), idealizadora e responsável por desenvolver, implementar e coordenar o programa no CETTRO.

Os resultados encontrados no estudo reforçam a importância de programas de avaliação seriada para um planejamento terapêutico direcionado para as reais necessidades dos pacientes e para a proposição de suporte psicossocial. Outros estudos desenvolvidos pela Dra. Cristiane Bergerot confirmam que o programa pode também melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Cabe destacar que alguns estudos internacionais atestam que essa iniciativa pode ainda ter um impacto positivo em relação à resposta clínica do paciente ao tratamento.

Liderado pela Dra. Cristiane Bergerot, o programa contou também com a colaboração de outros profissionais de renome do Grupo CETTRO. Dr. Murilo Buso (CRM DF 8058) foi peça de destaque na elaboração e execução do programa. Além disso, Dr. Paulo Bergerot (CRM DF 17195), Dr. João Nunes de Mattos Neto (CRM DF 9165), Dr. Alexandre Nonino (CRM DF 9565), Dr. Jorge Vaz Pinto Neto (CRM DF 9883) e a enfermeira Karla Lucia do Nascimento participaram ativamente de todas as etapas de implementação do programa. A iniciativa contou, ainda, com a participação e a orientação de nomes de referência na oncologia internacional: Matthew Loscalzo, Marianne Razavi, Karen L. Clark, Dr. Sumanta Pal, Dr. William Dale (todos do City of Hope Comprehensive Cancer Center/EUA) e Errol J. Philip (University of California San Francisco/EUA).

Website: https://www.cettro.com.br/