Permanecer muito tempo sentado incorretamente pode prejudicar a coluna

São Paulo – SP 8/7/2020 –

Alguns reflexos indesejados do isolamento social, uma grande mudança no estilo de vida, podem surgir naturalmente no corpo, um deles é a incômoda dor nas costas

Alguns reflexos indesejados do isolamento social, uma grande mudança no estilo de vida, podem surgir naturalmente no corpo, um deles é a incômoda dor nas costas. Permanecer em uma mesma posição durante muito tempo pode ser prejudicial ao corpo do indivíduo, sendo necessário que haja um cuidado maior com a coluna e uma boa postura, além de visitas a um profissional em uma clínica de fisioterapia caso haja dores.

De acordo com o Hospital das Clínicas de São Paulo, quatro em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas no Brasil. Em todo território brasileiro, problemas de coluna são os principais responsáveis por pedidos de licença do trabalho, contabilizando, somente em 2016, 116 mil brasileiros afastados pelo mesmo motivo segundo o INSS.

Soluções para evitar problemas na coluna

Devido à implementação do home office, muitos brasileiros experienciaram o trabalho em casa, porém, sem os aparatos necessários de ergonomia para manter a saúde e a postura correta, sendo, muitas vezes, realizado improvisadamente em mesas de jantar, cozinha ou no próprio quarto.
Sabendo que a coluna, bem como o corpo humano de modo geral, foram feitos para se movimentar, existe uma série de recomendações para tornar a estadia e trabalho em casa mais saudáveis.

Em primeiro lugar, o indivíduo deve escolher um ambiente de trabalho que ofereça conforto e bem-estar, uma vez que é preciso passar horas em frente ao computador e, geralmente, em posições inadequadas. Dessa forma, as dores nas costas são provocadas pelo aumento da pressão mecânica nos discos da coluna, causada pela permanência do corpo em um mesmo local durante muito tempo.

A prática de exercícios físicos regulares é uma das formas de prevenir diversos problemas, entre eles, dores nas costas frequentes, além de auxiliar na melhora da postura. Tão importante quanto os ajustes no ambiente de trabalho, como o uso de cadeiras confortáveis e tela do computador ajustada ao rosto, realizar pausas durante o expediente para movimentação e alongamento do corpo é fundamental na prevenção e combate aos danos à coluna.

A importância de visitas periódicas a clínicas de fisioterapia em SP

Má postura, sedentarismo, excesso prejudicial de peso e movimentos inadequados são os principais motivos pelo aumento de problemas na coluna. A maneira mais indicada de avaliar a causa e iniciar o tratamento adequado é a partir de uma avaliação postural completa, realizada por um fisioterapeuta, como em uma das clínicas de fisioterapia em SP .

Além disso, é importante manter bons hábitos de postura a fim de preservar a coluna de questões mais graves, como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose e escoliose, condições que podem impactar de modo direto em relações interpessoais e profissionais, uma vez que também se refletem no estado emocional.

Nesse sentido, não deve se normalizar desconfortos de forma contínua e intensa, sendo fundamental buscar a orientação de um especialista. A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida, dispondo de diversos serviços para tratamentos personalizados, como acupuntura, pilates, drenagens linfáticas, entre outras opções, sempre de acordo com a necessidade de cada paciente e com o auxílio de profissionais qualificados.

Website: http://smcare.com.br/

Web Site: