Perxpectivas 2020: maior evento de comex do Brasil superou expectativas

São Paulo – SP 7/11/2019 –

No último dia 4 de novembro ocorreu, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, o maior evento de comex do Brasil, o Perxpectivas 2020. A Asia Shipping (AS) , maior integradora logística da América Latina e realizadora do evento reuniu importantes nomes do mercado para um debate de ideias e importantes explanações sobre o cenário atual. Assim, a partir dos históricos e rumos econômicos e políticos se tornou possível pensar quais as perspectivas para o próximo ano.

Com casa cheia, os participantes puderam ainda interagir com os demais presentes e com os palestrantes em tempo real, para realização de perguntas e apontamentos.A jornalista e apresentadora da Band News, Fabiana Panachão, foi a mestre de cerimônias e além de apresentar o Perxpectivas 2020 foi a responsável por mediar as perguntas dos palestrantes e convidados da mesa de debate.

Capacidade do Mercado foi o tema da primeira palestra do dia ministrada por Leandro Barreto, administrador de empresas, especializado em Economia Internacional e em Inteligência Competitiva. O especialista destacou os altos e baixos no transporte de carga nos últimos anos e como o overcapacity, excesso de capacidade dos navios para pouca demanda, impactou as empresas nos últimos anos e o que fazer para se preparar para os próximos.

A segunda palestra do dia foi com Luiz Carlos Hauly, autor da PEC 293/2004 que altera o Sistema Tributário Nacional. O economista e ex-deputado federal aproveitou a oportunidade para descrever o histórico do sistema tributário e as crises que a maneira como é feito tem gerado ao longo dos anos. Sua proposta é fazer com que a tributação no Brasil deixe de ser declaratória, extinguindo uma série de tributos, o que exige uma reengenharia no perfil de arrecadação.

Durante todo o evento, os participantes puderam interagir com perguntas pelo Slido. “Pelo site ou aplicativo, a partir da #asiashipping, era possível fazer perguntas aos palestrantes e convidados, de forma anônima ou não. Além disso, também havia a possibilidade de votar em alguma pergunta já escrita, o que a tornava mais relevante e com maior chance de ser respondida ao vivo”, explica a AS. A empresa reforça ainda que as questões não respondidas por falta de tempo serão posteriormente encaminhadas por e-mail.

No período da tarde, a mesa de debate “Desafios Operacionais 2020” reuniu Cleverton Vighy, diretor regional para o Brasil da Lufthansa Cargo; Luigi Ferrini, vice-presidente sênior da Hapag-Lloyd para o Brasil; Ricardo Arten, CEO da Brasil Terminal Portuário e Rafael Dantas, diretor comercial Brasil na AS. Entre os assuntos abordados destacam-se IMO 2020, cabotagem, o mercado latino-americano, processos de desembaraço aduaneiro, OEA e principalmente quais os desafios a serem enfrentados no próximo ano.

Embora idealizadora, a AS se posicionou de maneira isenta com relação ao Perxpectivas 2020. “Todas as atividades propostas tiveram por objetivo estimular o debate acerca do comércio exterior em suas diferentes perspectivas, de maneira a incitar empresários a tomarem decisões assertivas e que possam contribuir para um cenário favorável em 2020”, destaca.

No fim do evento, um dos palestrantes mais aguardados deixou uma mensagem de positividade, de que a hora de investir é agora e que a ascensão da economia do Brasil está próxima. O economista Ricardo Amorim trouxe análises sobre câmbio, inflação, crédito, PIB e como todo esse contexto é capaz de afirmar sua expectativa de crescimento do Brasil.

A AS finaliza reforçando sua gratidão em proporcionar o Perxpectivas 2020. “Da mesma forma que ver como uma empresa que começou tão pequena foi capaz de montar um estande grande e com muita autoridade dentro da Transportic Logistic, é com enorme satisfação que hoje oferecemos esse espaço de debate e conhecimento. Essa é mais uma oportunidade de mostrar a referência que a AS tem no mercado e como isso pode ajudar seus clientes parceiros”, afirma Dani Santis, coordenadora de marketing Brasil da AS.

Website: https://www.asgroup-portal.com/pt

Web Site: