Pesquisa em biotecnologia é desenvolvida pela FEIT

Ituiutaba-MG 13/2/2013 – É muito importante à participação de alunos no desenvolvimento de pesquisas devido o conhecimento que adquirem.

A Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT), associada à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), tem desenvolvido pesquisas no campo de biotecnologia, com o intuito de que atendam às mais variadas necessidades, em especial dos trabalhos voltados à área, através dos cursos oferecidos pela universidade.
Para esse objetivo foi contratada a pesquisadora Dra. Eleusa Rocha, Ph.D., que é com a finalidade de criar um centro de pesquisa e biotecnologia, associado aos cursos de Ciências Biológicas, Química, Sucroalcooleiro e Agronomia.
Ela possui formação científica internacional e conhecimento em microrganismos, principalmente com fungos filamentosos, leveduras e bactérias. Depois de concluir o seu doutorado pela universidade de São Paulo, ela trabalhou e investigou por vários anos nos Estados Unidos os mecanismos de resistência em fungos, leveduras e bactérias.
O projeto tem entre seus objetivos o controle microbiológico em destilarias de etanol; avaliar a viabilidade de levedura no processo fermentativo e detectar microrganismos indesejáveis, e passíveis de causar alterações na eficiência industrial do etanol; controle microbiológico dos fungos em milho, e realizar pesquisas em bioenergia e biocombustíveis de laboratório de biotecnologia de microrganismos, onde tem a finalidade de identificar, isolar e caracterizar linhagens nativas, e de laboratórios de fungos e bactérias que possuem atividade hidrolítica, com as celulases e hemicelulases, as quais são capazes de digerir a celulose e hemicelulose dos vegetais.
Vários alunos participam das pesquisas desenvolvidas pela Dra. Eleusa Rocha, onde ela relata que é muito importante à participação de alunos no desenvolvimento de pesquisas devido o conhecimento que adquirem, lembrando que a pesquisa é uma forte ferramenta pedagógica, com o foco principal da matéria, tendo ainda o estudo de fontes que utilizam para desenvolver o projeto juntos com alunos.

Website: http://www.ituiutaba.uemg.br/