Pesquisa mostra que vendas de carros automáticos devem superar as vendas dos carros manuais em 2020

São Paulo 17/12/2019 –

O consumidor está cada vez mais preocupado com conforto e facilidade. Essa tendência está influenciando nas vendas de automóveis automáticos, e a projeção é de que, pela primeira vez, elas ultrapassem as de veículos manuais no Brasil em 2020. 

O estudo desenvolvido pela Bright Consulting, organização especializada em veículos automotivos, mostrou que a participação das vendas de carros automáticos, automatizados e similares (como CVT, por exemplo) deverá superar a de manuais, chegando a 51% do total comercializado no próximo ano. 

Crescimento é visto de forma significativa pelo segmento

Por mais que a diferença entre carros automáticos e manuais permaneça pequena, é preciso levar em consideração que, há cerca de dez anos, as vendas de carros com câmbio manual representavam uma fatia de, aproximadamente, 90% dentro do mercado nacional. Os automáticos eram considerados itens de luxo. 

Hoje, a projeção das montadoras é de um crescimento de mais de 8% nas vendas com relação ao ano anterior, saltando para 2,67 milhões de unidades, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). 

Mudanças em números

No último ano, cerca de 1,18 milhão de carros automáticos ou automatizados foram vendidos, de um total de 2,47 milhões de automóveis comercializados no mesmo período. Há 10 anos, em 2009, 3 milhões de carros foram emplacados, porém apenas pouco mais de 381 mil dispensavam o uso do pedal de embreagem. Isso significa que a venda de automáticos cresceu 210,5% na última década. 

Automático vs. Automatizado

O mercado nacional ainda oferece transmissão automática ou automatizada. 

Ambas as opções dispensam o pedal da embreagem, porém o carro automatizado conta com dois tipos: os de embreagem simples e os de dupla embreagem (apesar de levarem tais nomes, não há pedal no carro). 

Os carros de embreagem simples, por outro lado, surgiram para substituir os modelos nos quais um câmbio automático deixaria o automóvel muito caro. Seu funcionamento ainda suscita algumas discussões, como com relação a trancos e trocas mais lentas, prejudicando o desempenho. 

Porém, na automatizada de dupla embreagem isso não acontece. Aqui, as trocas são mais rápidas e suaves, assim como acontece com a transmissão automática “original”.

Como a indústria pretende lidar com o desafio das alavancas

Profissionais que trabalham em concessionárias e estacionamentos precisam lidar com as adversidades das alavancas que, por apresentarem diversos tipos e modelos, muito confundem no entendimento das funções.

Ainda que, geralmente, o “D” seja de Drive, para conduzir o carro, o “N” de neutro, para breves paradas, o “R” de ré e o “P” de park (ou estacionar), cada marca apresenta seu próprio tipo de controle de transmissão, o que varia de acordo com o modelo do carro. 

Existem modelos convencionais, com alavanca de marchas posicionadas em linha reta ou em trilhos sinuosos, a alavanca com câmbio acionado por botões e até mesmo modelos de carros com alavanca instalada na parte de trás do volante, ao invés de ali constar os comandos de limpeza do para-brisas. 

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