Pesquisa revela hábitos musicais na era da mobilidade

22/4/2013 –

Pesquisa realizada com usuários de Iphone (AB+) pela Hibou, empresa de Pesquisa e Monitoramento, apontou os hábitos dos consumidores de música na era da mobilidade. Os resultados comprovam que os celulares são a fonte de conteúdo preferida dos usuários. 80% dos entrevistados usam seus aparelhos para ouvir música e 8% também utilizam outros dispositivos. Desses, 50% criam playlists próprias para cada situação: trabalho, academia, relaxamento, etc.

A média de músicas nos smartphones são 400 músicas. Quase 50% dos entrevistados não compraram nenhum CD no último ano. No entanto, a média de CDs comprados é de três unidades ao ano.

“Ficamos surpresos com este resultado, pois mesmo com a música digital ainda existem pessoas que preferem comprar cds dos artistas prediletos” comenta Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

O rádio ainda domina a estreia da música para os ouvintes. “Apesar de toda a tecnologia, cerca de 70% dos entrevistados ainda têm conhecimento de novos hits ouvindo na rádio”. Conhecem uma nova música por meio de amigos 50% dos entrevistados e 35% por meio da Itunes Store.

“Outro dado interessante que encontramos é que apenas 1/3 das pessoas assina algum tipo de portal para ter acesso a músicas via web. “ complementa Lígia.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. PDG, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.