Pesquisas científicas na área da saúde com base no conhecimento popular são prioridade de estudantes brasileiros

24/10/2017 –

Uma das preocupações mais notáveis nos trabalhos da 32ª Mostratec– Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia é a relação dos alunos com pesquisas para a solução de problemas de saúde. É interessante observar como há uma tendência nos projetos de estudar cientificamente práticas e tratamentos da chamada medicina popular. Encontramos uma variedade de estudos voltados a ervas e plantas locais que são tradicionalmente usadas pela população no tratamento e prevenção de condições de saúde diversas. A feira acontece em Novo Hamburgo(RS) até o dia 27 de outubro, no Centro de Eventos da FENAC. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, tem representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

As irmãs gêmeas, Lorena Keroliny Tomaz Silva e Lohana Stephany Tomaz Silva criaram um projeto para estudar as propriedades orgânicas e medicinais de uma planta característica da região de Mateus Leme, em Minas Gerais, a chamada batata milagrosa. Alunas da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, elas observam que há um uso fitoterápico da batata pela população, ainda que de forma intuitiva. A pesquisa visa delimitar as propriedades da planta, especialmente seu princípio ativo, para sua melhor utilização pela população na prevenção e cura de doenças diversas. Também de Mateus Leme e da mesma escola, Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas traz o estudo da planta barbatimão, característica da região do cerrado brasileiro. A casca da planta é utilizada popularmente como cicatrizante e o estudo concluiu, a partir de análises do extrato da casca, que a planta pode ser usada no tratamento de doenças bacterianas e pode ser explorada pela indústria farmacêutica.

Já o aluno José Antônio Eduardo de Holanda da escola Enéas Olímpio da Silva investiga a planta Ameixa Brava para desenvolver pílulas em combate a feridas uterinas decorrentes do câncer. A planta, presente no município de Iracema, no Ceará, tem propriedades terapêuticas reconhecidas, especialmente no que se refere a sua ação antimicrobiana, antiinflamatória e antialérgica. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma pílula capaz de tratar as feridas uterinas causadas pelo câncer de colo de útero, o mais comum entre as mulheres da região.
Representando Arapiraca, em Alagoas, da Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa, os estudantes Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara apresentam uma pesquisa na qual desenvolveram um suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca e da erva daninha beldroega. Da mesma escola as estudantes Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros apresentam uma pomada desenvolvida a partir de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes.

Também a estudante Anna Maria Pessoa Faria Dias desenvolveu uma pesquisa que mistura hidrogel com óleo de baru, com o propósito de aproveitar os seus benefícios ao corpo humano. Extraída da castanha de baru, árvore nativa do cerrado e que existe em grande abundância, a substância se destaca pelo uso no combate ao colesterol, auxiliando na circulação cardiovascular. Além disso, o produto estimula a reconstrução capilar e hidratação da pele. Anna, que é aluna do Colégio La Salle Brasília, em Brasília (DF) verificou que existe a compatibilidade do óleo de baru com o hidrogel e que é possível a utilização desse composto para a composição de cremes, géis e outros produtos de cosmética farmacêutica.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Egito, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turcomenistão, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.
Mais informações em www.mostratec.com.br.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DOS PROJETOS CITADOS ACIMA:

Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro – Mateus Leme – MG
Projeto: A Batata Milagrosa: Estudo das Propriedades Medicinais e Características Botânicas
Alunos: Lorena Keroliny Tomaz Silva e Lohana Stephany Tomaz Silva

Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro – Mateus Leme – MG
Projeto: Atividade Biológica e Abordagem Fitoquímica da Planta Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
Alunos: Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas

EEM Enéas Olímpio da Silva – Iracema – CE
Projeto: Investigação do potencial da casca da planta Ameixa Brava (Ximenia Americana) no desenvolvimento de pílulas em combate às feridas uterinas
Aluno: José Antônio Eduardo de Holanda

Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa – Arapiraca – AL
Projeto: Elaboração de suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca (Artocapus heterophyllus) e da erva daninha beldroega (portulaca oleracea)
Alunos: Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara

Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa – Arapiraca – AL
Projeto: Produção de pomada a partir de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes
Alunas: Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros

Colégio La Salle Brasília – Brasília – DF
Projeto: Potencial Aplicação em Biotecnologia e Saúde do Óleo da Castanha de Baru
Aluna: Anna Maria Pessoa Faria Dias

Web Site: