Petróleo: a solução industrial que entregou segurança para plataformas

São Paulo, SP 13/1/2021 – O uso de um Chiller industrial abrange muitos setores, mas caiu como uma luva para essa necessidade em plataformas de petróleo

Aluguel de equipamento industrial não convencional se mostra uma alternativa para plataforma de petróleo diminuir custos e garantir segurança aos funcionários.

Com produção recorde de petróleo e gás natural em 2020, a maior petrolífera do Brasil buscou soluções que aumentassem seu valor de mercado, investimentos e produtividade. O aluguel de uma solução industrial para a limpeza de tanques conseguiu trazer mais credibilidade, segurança para os funcionários e corte de custos.

As gigantes estruturas de FPSO (Floating Production, Storage and Offloading – Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga) são as grandes plataformas que extraem petróleo e gás. Tudo que é extraído do solo marinho passa por uma planta que separa água, gás e petróleo, que depois é encaminhado para grandes tanques de armazenamento que ficam no casco das FPSOs até que sejam transferidos para outros navios com destino às refinarias.

Com o passar do tempo, porém, ocorre o acúmulo de borra nesses tanques de armazenamento de petróleo, dificultando o manuseio e tornando a limpeza um processo importante para evitar desperdícios e maiores custos.

Essa limpeza é feita com equipamentos específicos e por pessoal preparado, no entanto, é perigosa por se tratar de material químico em ambiente de altas temperaturas, com possível presença de gases tóxicos e menor concentração de oxigênio.

Uma solução industrial de ventilação para a limpeza de tanques de petróleo

Entendendo a necessidade de uma ventilação apropriada nesse processo de limpeza dos tanques, uma solução não tão convencional foi encontrada: o aluguel de um equipamento muito utilizado em processos da área industrial e de climatização, o Chiller.

O fornecimento veio das empresas REFRISAT e HBR Máquinas, ambas parte do grupo HBR holding do Brasil, reconhecidas há mais de 40 anos pelo fornecimento de soluções na área industrial, hospitalar, de controle térmico, ar comprimido e petróleo.

O Chiller é um equipamento com objetivo principal de refrigerar processos ou climatizar ambientes, principalmente na área industrial, ou seja, sem uma aplicação padronizada na área do petróleo.

Para a limpeza dos tanques nas plataformas de petróleo, a instalação contou com um equipamento de mais de 200 TR de capacidade unido a um fancoil especial e uma estrutura de dumpers flexíveis e dutos removíveis (de insuflamento de ar).

Durante a limpeza ocorre o insuflamento de ar diretamente nos tanques em uma temperatura de recepção que circula de 12ºC a 18ºC. E já que esse esvaziamento dos tanques é periódico e a necessidade de limpeza é condicional a essa periodicidade, a maior petrolífera do Brasil decidiu alugar essa estrutura para utilizar de maneira móvel, ou seja, fazendo um rodízio entre plataformas para a limpeza de diferentes tanques de acordo com suas necessidades especificas.

É como se um grande e específico ventilador/ar-condicionado portátil acompanhasse cada profissional de limpeza nessa tarefa importante dentro desses gigantes tanques em alto mar.

Diminuição de custos e melhoria na estrutura

Além do aluguel e de toda a estrutura de equipamentos, a HBR máquinas e a REFRISAT forneceram nesse contrato uma equipe “embarcada” responsável pela operação e manutenção dos equipamentos. Isso inclui treinamentos e assessoria ao processo de instalação, além da manutenção e acompanhamento permanente dos equipamentos com equipe técnica de conhecimento específico, industrial e da área do petróleo.

Com isso, as plataformas não custeiam um equipamento novo sem assessoria técnica garantida e especializada, e prolongam suas garantias por um prazo estendido com a possibilidade de troca frequente de equipamentos quando necessário. Além disso, a segurança da equipe de limpeza especializada foi garantida com um equipamento que garante precisão no insuflamento de ar e feito sob medida para essa necessidade, ou seja, garantindo melhores condições de trabalho e saúde.

A longo prazo

O ano de 2021 começou com grandes bancos de investimento recomendando a compra das ações da maior petrolífera do Brasil. A aposta em ativos internacionais e o melhor desempenho em bases brasileiras como as mencionadas acima trouxeram uma evolução melhor do que a esperada pelo mercado.

O investimento em novas alternativas, que a longo prazo ofereçam mais vantagens competitivas e menores custos, também reflete na valorização de ações das empresas da área que investem em novas soluções para aplicações que ainda não tinham sido exploradas.

Website: http://refrisat.com.br/